Itapetininga bate recorde de casos na Região Metropolitana de Sorocaba

Foram 1.191 novos registros em 24 horas. Para se ter ideia, o número é maior do que o recorde registrado em Sorocaba

Por Marcel Scinocca

Números da Covid-19 preocupam autoridades de saúde

Itapetininga registrou na sexta-feira (21) o maior número de casos -- quase 1.200 -- de Covid-19 desde início da pandemia. A Secretaria da Saúde da cidade fala em “números represados”.

Foram 1.191 novos registros em 24 horas. Para se ter ideia, o número é maior do que o recorde registrado em Sorocaba -- 969 casos -- na mesma data. Entretanto, Itapetininga tem menos de 170 mil habitantes, cerca de um quarto dos quase 700 mil moradores da sede da Região Metropolitana. O número também equivale a 6% do total de casos registrados na cidade desde o início da pandemia.

De acordo com a Prefeitura, são dados que estavam represados. “Há um atraso entre o momento em que os laboratórios particulares e farmácias apontam as notificações no sistema do Governo Federal e a visualização dos dados pela Vigilância Epidemiológica”, afirma.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde da cidade, o sistema do Governo Federal tem apresentado instabilidades, possivelmente como reflexo do ataque hacker sofrido pelas plataformas de dados. “Esta instabilidade está acontecendo desde o fim do ano passado. Além disso, os resultados dos exames PCR, que são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, levam em torno de 10 dias para ficarem prontos”, acrescenta.

A cidade também tinha na sexta-feira, 54 pessoas hospitalizadas. Ao longo da pandemia, o município já registrou 19.418 casos e 555 óbitos. (Marcel Scinocca)