Prefeitura anuncia abertura de 40 leitos a partir de fevereiro
A UBS São Guilherme deverá contar com 20 leitos clínicos e 20 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar
Com aumento de casos de coronavírus, Sorocaba deve contar com o apoio de mais 40 leitos Covid para ampliar o atendimento de pacientes contaminados a partir de fevereiro, com a reabertura do Centro de Estabilização (CTE) na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Guilherme. O processo de licitação já havia sido anunciado no dia 13 de janeiro.
A UBS deverá contar com 20 leitos clínicos e 20 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (SVP), totalizando 40 leitos aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), para casos de Influenza ou Covid.
Em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da rádio Cruzeiro FM 92,3, nesta quarta-feira (26), o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) falou sobre o aumento de casos confirmados de Covid-19 em Sorocaba: “Nós estamos atentos a isso. Estamos em um processo licitatório para 40 leitos na UBS do São Guilherme. Lá vai ser um centro de estabilização novamente para acolher esses pacientes”, disse.
O custo para a reabertura da unidade, entretanto, ainda não foi estabelecido. “O custo será definido, após o resultado da empresa vencedora”, informou a municipalidade em resposta aos questionamentos do Cruzeiro do Sul.
A Santa Casa também deve ser uma parceira da administração municipal para atendimentos de pacientes contaminados com o vírus. “Nós abrimos 50 leitos na Santa Casa, e o secretário da saúde [Vinícius Rodrigues] já está em conversa com o padre Flávio [gestor do hospital] para que a gente possa ampliar mais leitos na Santa Casa”, contou.
Ainda houve ampliação de leitos Covid em outros hospitais, disse o prefeito. “Abrimos 15 leitos no Hospital Evangélico ontem (terça-feira) e abrimos leitos no Hospital Amhemed, que ajudam com leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e enfermaria”. Neste último, foram 19 leitos, sendo 15 clínicos e quatro de UTI.
De acordo com o prefeito, ainda está em andamento a contratação de duas megacarretas para o atendimento de casos de gripe na cidade. Cada unidade móvel terá cinco médicos para reforçar os atendimentos exclusivos da síndrome gripal. Os atendimentos devem ocorrer em dois pontos da cidade, um na zona norte e outro na região central de Sorocaba.
Leitos estaduais
Outros 700 leitos para todo o Estado foram anunciados pelo governo de São Paulo para os próximos dez dias. Não foi informada a quantidade de leitos destinados para a região de Sorocaba.
Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). (Kally Momesso)