Vacina em shoppings não inclui estacionamento

Em novembro de 2021, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a aplicar a vacina

Por Wilma Antunes

Com o avanço da vacinação contra Covid-19 em Sorocaba, algumas dúvidas ainda pairam sobre as cabeças daqueles que querem garantir a imunização. Uma delas é sobre a cobrança de estacionamento para quem vai receber a aplicação das doses nos pontos do Shopping Cidade e do Shopping Iguatemi Esplanada.

Ainda nas primeiras etapas da campanha, no ano passado, seis locais aplicaram doses em sistema drive-thru -- método em que formam-se filas de veículos para que o paciente seja imunizado sem precisar sair do carro ou descer da moto. A medida era uma forma de proteger a população e os profissionais da saúde de serem infectados pelo coronavírus.

Estes pontos eram: Shopping Cidade Sorocaba; Instituto Humberto de Campos; Sociedade Recreativa São Bento; Clube União Recreativo Campestre; na Universidade de Sorocaba (Uniso); Igreja Universal do Reino de Deus e Prefeitura Municipal.

A alta taxa de cobertura vacinal da população, próximo ao término da imunização de grandes grupos, fez com que a Secretaria da Saúde (SES) iniciasse uma nova estratégia de imunização na cidade. Em novembro de 2021, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a aplicar a vacina, logo, o drive-thru não foi mais necessário.

Os shoppings Cidade e Iguatemi Esplanada tornaram-se pontos extras de vacinação no dia 14 de dezembro 2021 e continuam a iniciativa desde então. Diferente das ações anteriores, agora, a população que quer se vacinar nesses lugares precisam entrar nos empreendimentos e ir até o piso indicado pela SES.

A mudança no sistema tem confundido algumas pessoas que tomaram doses da vacina, em um dos cinco pontos que funcionavam drive-thru. A cobrança de estacionamento nos shoppings as pegaram de surpresa. “Eu achei que não precisasse pagar. Não lembro de ter pago da última vez”, disse o aposentado José Ribeiro, de 68 anos.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre as tarifas de estacionamentos em dias de vacinação. Em resposta, o Executivo informou que os empreendimentos tratam-se de dois pontos fixos internos, um no Shopping Cidade e outro no Shopping Iguatemi Esplanada.

“O estacionamento é cobrado normalmente de todo visitante por optar estacionar seu veículo nesses locais. Muitos visitantes, ainda, aproveitam a ida ao shopping para realizar a imunização. Durante o sistema drive-thru de vacinação, em que o ponto era externo nesses empreendimentos, o estacionamento não era cobrado. Além desses dois pontos fixos nos shoppings, a população também pode se dirigir a uma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próxima de sua residência para se imunizar”, esclareceu.

O Shopping Cidade Sorocaba também se pronunciou sobre o caso. Em nota, o empreendimento explicou que não diferencia o visitante que busca apenas a vacinação do que vai ao shopping para fins de lazer e consumo.

“No período em que a vacinação era realizada no modo drive-thru, os visitantes eram isentos da tarifa de estacionamento. Atualmente, com a aplicação da vacina fora dos carros, os visitantes têm a alternativa de guardar seus veículos no estacionamento do shopping em segurança e com comodidade. O empreendimento enfatiza também que o estacionamento possui tolerância de 15 minutos para sua gratuidade”, informou.

O Shopping Iguatemi Esplanada informou que o estacionamento sempre foi cobrado. Também reiterou que a organização passou a aplicar doses dos imunizantes somente em dezembro do ano passado e que a tarifa nunca foi isenta para quem vai se vacinar. (Wilma Antunes)