UBS de Mairinque perde 178 doses contra Covid após furto de cabos
Caso ocorreu na unidade do Jardim Vitória, nesta sexta-feira; 130 doses de outras vacinas também foram perdidas
Atualizada às 14h37
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Vitória, em Mairinque, perdeu 178 doses de vacinas contra a Covid-19, devido a um furto de cabos de energia. O caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira (28). Do total, 100 eram da Coronavac e 78 da Pfizer. A prefeitura da cidade informou que 130 doses de outros imunizantes contra raiva, influenza, pneumocócica, rotavirus, hepatite A, hepatite B, poliomielite (VIP), febre amarela, dTpa, pentavalente, dupla bacteriana (D)T, Meningo C, Meningo Ac e HPV também foram perdidas. Assim, ao todo, 308 doses tiveram de ser descartadas.
Segundo o Executivo, criminosos tentaram invadir a unidade, mas não conseguiram. Por isso, levaram 250 metros de cabos da fiação elétrica da parte externa. Ainda não se sabe quem foram os responsáveis pelo crime. A perícia já fez a primeira averiguação no local.
Como o posto ficou sem energia, as geladeiras que armazenam os imunizantes desligaram e, consequentemente, houve a perda das doses. A unidade não funcionou nesta sexta-feira (28) e a data de reabertura ainda não está definida.
A municipalidade disse que fará, no início da próxima semana, uma força-tarefa para restabelecer a energia. Enquanto isso, as pessoas devem se vacinar em outras unidades de saúde do município. (Da Redação)