Empresa lança energia fotovoltaica por assinatura

Sistema promete economia aos consumidores. Preços médios do serviços têm variáveis

Por Vinicius Camargo

Sensor instalado no quadro de força fornece informações em tempo real.

Consumidores de Sorocaba e de toda a região poderão ter sistema de energia fotovoltaica por assinatura. O serviço será ofertado por meio de programa desenvolvido pela Usina Solar Fotovoltaica de Araçoiaba da Serra, em parceria com Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas). A iniciativa foi apresentada no início da semana, em evento na sede da associação, no bairro Parque Campolim.

O projeto integra um pacote de medidas de eficiência energética e incentivo ao uso de energia solar criado pela Sun Mobi, empresa administradora da usina. O sócio-diretor da empresa, Alexandre Bueno, conta que o modelo funcionará no mesmo formato de serviços de streaming, TV por assinatura e planos pós-pagos de celular, por exemplo.

Segundo ele, a energia fotovoltaica será disponibilizada a qualquer interessado, a partir da fazenda solar de Araçoiaba. Assim, o consumidor não precisará arcar com a implementação do sistema e pagará apenas um valor mensal pela assinatura do serviço. Desde casas, pequenos comércios e condomínios até grandes indústrias poderão aderir ao programa.

”Esse modelo ajuda a democratizar o acesso à energia solar, porque quem gostaria de ter instalação e não tem condição, seja por questão financeira, porque o investimento é alto, ou por questões físicas, como telhado inadequado, agora, tem direito à geração (de energia) das fazendas solares”, disse Bueno.

De acordo com ele, a energia será oferecida em créditos e o cliente poderá escolher a quantidade desejada. Com isso, o contratante receberá, mensalmente, a quantia acordada. Bueno informou não haver taxas para a contratação do serviço. Contudo, não citou os preços médios das assinaturas, sob a justificativa de serem variáveis.

Ele ainda afirma que o principal benefício do sistema é a economia de energia elétrica, pois, com o uso de energia solar, o valor da conta de luz cai. “Hoje, estimamos que faria diferença de 10% a 14% (a menos) na fatura”.

Monitoramento ajuda

Com um equipamento cedido pela empresa, o cliente poderá monitorar, detalhadamente, o seu consumo de energia. Igualmente conseguirá acompanhar quanto gasta, especificamente, ao tomar banho e usar eletrodomésticos, por exemplo. O sensor é instalado no quadro de força e apresenta essas informações em tempo real. Com esse panorama, será possível estabelecer estratégias de economia. “A pessoa pode saber se está gastando muito e trocar o ar-condicionado pelo ventilador, porque vai economizar”, exemplifica Bueno.

Aeas aderiu

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba aderiu ao sistema. Segundo o presidente da entidade, Heverton Bacca Sanches, com a medida, a conta de energia da associação diminuirá 11%. Engenheiro eletricista especialista em energia elétrica e fotovoltaica, Sanches destaca que, além de econômica, a energia fotovoltaica é mais sustentável.

Segundo ele, ao contrário das termoelétricas, o sistema fotovoltaico não consome grandes volumes de água, nem polui. “A energia não renovável sempre vai deixar um rastro de poluição, mesmo que seja pouco”. (Vinicius Camargo)