Covid: 'Dia C' vacinou mais de 1,8 mil crianças em Sorocaba
Ação, realizada no sábado (5) para reforçar a imunização na faixa dos 5 aos 11 anos, mobilizou 11 UBSs
Ao menos 1.835 crianças foram imunizadas durante o “Dia C” de vacinação infantil contra a Covid-19 em Sorocaba. Desse total, 1.465 receberam doses da CoronaVac e 370 da Pfizer. A ação, realizada ontem (7) para reforçar a vacinação no município, ocorreu em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cerca de 50 mil crianças devem receber as doses da vacina na cidade. Até o momento, 34.175 crianças de 5 a 11 anos completos já foram imunizadas contra a Covid-19, conforme informações da Secretaria da Saúde (SES).
A dona de casa Talita Soares Vieira Nunes e o autônomo Marcos Nunes Pereira levaram o filho Ramon Vieira Nunes, de 7 anos, para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para os pais, essa é uma forma do filho estar mais protegido para voltar para a escola, já que as aulas começam amanhã (7). Ansioso para receber o imunizante, Ramon disse que nem sentiu a agulha. “Não doeu. Foi rapidinho”. Com o comprovante de vacinação em mãos, a família aproveitou para registrar uma foto desse momento. “É muito importante. Agora todo mundo está imunizado em casa”, destaca Talita, aliviada.
Manuela Girão Ribeiro, de 8 anos, também recebeu a vacina contra a Covid-19 no “Dia C”. A menina foi até uma UBS acompanhada pelos pais, Tais e Audrey Ribeiro. Corajosa, Manuela disse que a aplicação do imunizante foi bem tranquila. “Não doeu. Foi bem rápido. Eu estava muito ansiosa para tomar a vacina e ficar protegida. Essa é uma forma de acabar com o coronavírus. Agora só vai faltar meu irmãozinho ser imunizado para todos estarem protegidos em casa”, destaca ao dizer que é importante tomar a vacina.
E para agilizar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização, a assistente fiscal Andreia de Mello Alves Lisboa Branco efetuou o pré-cadastro do filho Gabriel de Mello Lisboa Branco, de 10 anos, pelo site vacinaja.sp.gov.br. “Foi bem rápido”, completa. Apesar de antecipar o preenchimento dos dados do filho, Andreia estava com um pouco de receio sobre a vacinação infantil. “Mas vi a necessidade e decidimos imunizá-lo também. É uma forma de prevenir a Covid-19. Tem que ter esse cuidado, as aulas já voltaram”, destaca ao dizer que a imunização é muito importante para combater o coronavírus. Gabriel concorda com a mãe. “Eu sempre tomo vacinas. É importante para as crianças”, completa.
Vacinação
A imunização ocorreu nas UBSs Angélica, Cajuru, Cerrado, Haro, Hortência, Nova Esperança, Nova Sorocaba, Sabiá, Santana, Ulisses e Vitória Régia. A Secretaria da Saúde (SES) reforça que no ato da vacinação toda criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Além disso, é preciso portar a carteirinha de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS da criança.
Para crianças com comorbidades ou deficiências, também é necessária a apresentação do comprovante da condição de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS). Lembrando que a vacinação infantil contra a Covid-19 continua em Sorocaba nas próximas semanas, assim como a imunização de adultos e adolescentes. A aplicação do imunizante segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em 29 UBSs da cidade. (Jéssica Nascimento)