Sorocaba é a 1ª cidade do Estado em número de MEIs

Segundo os dados, Sorocaba conta com 64.550 microempreendedores individuais (MEIs)

Por Cruzeiro do Sul

Semana do MEI, evento que ocorreu no centro de Sorocaba.

Sorocaba é a primeira cidade do estado de São Paulo em número de microempreendedores individuais (MEI), na faixa dos municípios com mais de 500 mil habitantes. Ao se levar em consideração o ranking geral estadual, englobando também os municípios com mais de um milhão de habitantes, Sorocaba ocupa a quarta posição.

As análises são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) de Sorocaba, a partir de levantamento realizado em janeiro de 2022, com base em informações do Portal do Empreendedor.
Segundo os dados, Sorocaba conta com 64.550 microempreendedores individuais (MEIs).

O número ultrapassa o de outras cidades do mesmo porte, como São Bernardo do Campo (64.426 MEIs); Ribeirão Preto (64.012); São José dos Campos (61.376); Osasco (59.790) e Santo André (58.720).

Resultado também promissor, levando-se em consideração o ranking geral do Estado de São Paulo, que posiciona Sorocaba somente atrás de São Paulo (1.065.597 MEIs), Guarulhos (113.006) e Campinas (105.133), todas com população superior a um milhão de habitantes.

Detalhe é que Sorocaba tem índice de 0,098 MEIs por habitante, também superior àquele identificado nessas três cidades maiores: o de São Paulo é 0,098 MEIs por habitante; contra 0,094 em Guarulhos e 0,088 em Campinas.

“Ou seja, Sorocaba proporcionalmente reúne mais MEIs que cada uma dessas três cidades de maior porte. A atual gestão tem feito muitas ações para melhorar o ambiente empreendedor em Sorocaba, a ponto de o município se destacar, mesmo em tempos adversos, em função da pandemia. Muitos ficaram desempregados e se reencontraram por meio do empreendedorismo”, complementa Robson Coivo, secretário da Sedettur.

“Esse ranking demonstra o ambiente empreendedor em Sorocaba, que tem favorecido a recuperação econômica no pós-pandemia e o desenvolvimento da cidade, principalmente dos pequenos e médios empresários sorocabanos. Tornando possível cumprir nossa meta para 2022, que é fazer de Sorocaba a melhor cidade do País para viver, trabalhar e empreender”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

A Sedettur destaca as parcerias feitas entre o Poder Público, os diversos setores da sociedade organizada e entidades, no apoio e na capacitação aos microempreendedores. “Por exemplo, o Sebrae Sorocaba, que é parceiro do município, oferecendo capacitações e palestras, como foi o “Programa Empreender Ao Vivo”, que aconteceu no Teatro Municipal Teotônio Vilela, em 2 de dezembro de 2021, com o apresentador, consultor e especialista em varejo Fred Rocha, reunindo mais de 400 empresários e profissionais de variados setores interessados no tema”, ressalta o secretário Robson Coivo.

Declaração do Imposto de Renda MEI

A Sedettur aproveita para lembrar os microempreendedores individuais sobre o período de Declaração do Imposto de Renda do MEI (Informe de Rendimentos), que começou em janeiro e prossegue até o dia 31 de maio de 2022. A declaração pode ser feita on-line, por meio do Portal do Empreendedor (gov.br/mei), ou pelo aplicativo para celular MEI.

A Receita Federal disponibiliza um manual que auxilia o empreendedor na hora de declarar o imposto on-line. O conteúdo está disponível pelo link: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN-SIMEI.pdf.

“É importante seguir a tabela de prestação de contas, com base no limite de faturamento do empreendedor, e o mês de abertura do MEI. Aos demais MEIs, o limite para permanecer na situação fiscal é de, no máximo, R$ 81 mil de faturamento bruto anual”, destaca o secretário da Sedettur.

O Espaço Empreendedor, localizado na Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios), que fica na Avenida General Osório, 1.840, Vila Barão, está à disposição dos MEIS, em caso de dúvidas. O atendimento ocorre mediante agendamento, que pode ser solicitado pelo link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/agenda_servicos/#/agenda/SEDETTUR. (Da Redação)