Itapetininga inaugura campus com curso de medicina
Vice-governador Rodrigo Garcia esteve presente no evento; aulas começam nesta segunda-feira (07)
A cidade de Itapetininga inaugurou neste sábado (5) o campus de medicina da Universidade São Caetano do Sul, localizada no bairro Taboãozinho. As aulas da primeira turma que conta com 60 alunos começam nesta segunda-feira (7) . No local, diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia e os secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi e da Habitação, Flávio Amary. O evento também contou com a presença de prefeitos de aproximadamente dez municípios da região e diretores de diversas instituições de ensino.
O campus da universidade de Itapetininga é um projeto que está em desenvolvimento desde 2017. A princípio, foram investidos através de uma parceria com a cidade de São Caetano do Sul mais de R$ 3 milhões na instituição que conta com salas de aulas, equipamentos de última geração e laboratórios. Para a prefeita Simone Marquetto a abertura do curso é um marco para a cidade e traz reflexos positivos também em outros setores, como na área da construção civil e hotelaria. “É um dos projetos que eu gostaria de ser lembrada, pois traz desenvolvimento, trabalho, geração de emprego, educação e uma saúde pública ainda melhor”, ressaltou a prefeita Simone Marquetto.
Já o vice-Governador, Rodrigo Garcia apontou que a abertura de uma universidade, com curso de Medicina, irá incrementar toda a economia. É uma instituição que muda a realidade local”, observou Garcia. O vice-Prefeito, Jeferson Brun lembrou a “saga” para a implantação do curso de Medicina que durou cinco anos, desde o início da primeira gestão de Simone. Para Brun, a instalação da Faculdade de Medicina é um divisor histórico para a cidade e região. Ele expõe dois pilares com a chegada do Campus, o primeiro é a abertura de um novo ciclo econômico. “No período de seis anos, serão 720 estudantes e seus familiares que irão consumir em Itapetininga. A vinda de clínicas e hospitais também está na esteira econômica da chegada da USCS”, mencionou Brun.
Já o segundo fator é na saúde. “Vamos formar profissionais que estarão em nossos postos de saúde, nas unidades de especialidades e Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes. Nove especialidades que não temos na cidade estarão disponíveis. É uma grande conquista nas áreas da economia e saúde. A cidade não será a mesma, iremos crescer ainda mais com qualidade de vida”, afirmou o vice-Prefeito, Jeferson Brun. (Da Redação com informações da Prefeitura de Itapetininga)