Iniciativas de vereadores homenageiam mulheres de destaque de Sorocaba

Mulheres de destaque no cenário sorocabano receberam títulos, medalhas e diplomas da Câmara Municipal de Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

Câmara Municipal de Sorocaba

Nesta semana dedicada às mulheres, a Câmara Municipal de Sorocaba homenageia mulheres de destaque no cenário sorocabano com títulos, medalhas e diploma. As iniciativas foram de autoria dos vereadores Luis Santos (Republicanos), Fernanda Garcia (Psol) e Vinicius Aith (PRTB).

A médica Alice Aparecida Rodrigues recebeu o título de cidadã sorocabana. A médica recebeu em 2007 o diagnóstico de câncer na tireoide e perseverou no tratamento da doença, que a acometeu novamente em 2010. Durante o tratamento, foi orientada a implementar o exercício como forma de reabilitação e redução de efeitos colaterais, além do aumento da chance de cura. A experiência levou a médica ao estudo do exercício oncológico, em 2018, no Memorial Sloan Kettering Câncer Center, em Nova Iorque. Também é responsável, desde 2019, pela implementação e direção da ONG Maple Tree Câncer Alliance, no Brasil. A entidade referência mundial em atendimento a pacientes oncológicos.

O Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes foi entregue à duas mulheres. Neuza de Carvalho é uma delas. Terceira filha de um total de 3 irmãos, Neuza cresceu em condições precárias, cortando cana e colhendo espigas para sobreviver. Ao iniciar a vida adulta, se mudou para Sorocaba. Decidiu investir sua caminhada e moradia no Jardim Novo Horizonte. Hoje, sua vida se tornou destaque como uma das moradoras pioneiras no bairro, auxiliando os novos residentes e vizinhos. Viu o bairro receber asfalto, transporte público e fornecimento de água adequados.

Residente no bairro Mineirão e reconhecida como líder comunitária, Elisa da Silva Rodrigues também recebeu o Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes. Ela atua também na Pastoral da Criança, é ministra da Eucaristia (enfermos) na Pastoral da Saúde, catequista no projeto Flor Maria. Durante a pandemia, confeccionou máscaras para a população, pães, e promoveu a arrecadação de alimentos pela Produção Humana, grupo da Igreja Católica.

Já a Medalha de Mulher Empreendedora Ana Abelha foi entregue à Ketellyn Franco Cardoso, que ainda muito jovem começou sua vida empreendedora vendendo bijuterias pela vizinhança. Aos 21 anos, abriu um centro de estética no bairro Trujilo, onde trabalha principalmente a autoestima feminina.

A professora Irene Souza Lima de Almeida também recebeu a Medalha de Mulher Empreendedora Ana Abelha. Aos 8 anos, quando iniciou seu estudo da música, participou de uma “orquestra sanfônica” com 150 acordeons, ocasião onde conheceu pessoalmente o famoso cantor Luiz Gonzaga. Depois, passou a dedicar-se aos estudos do piano clássico, participou de congressos e seminários. Durante 50 anos, a professora se dedicou a investir da educação musical infantil. Dedica-se intensamente ao seu empreendimento musical, que chegou a alcançar cerca de 700 crianças, a partir dos 4 anos, anualmente.