Urbes fica mais 30 dias sem emitir multa devido a vírus no sistema

Após ataque, órgão afirma que dados ainda não foram totalmente recuperados

Por Marcel Scinocca

As infrações de trânsito não pararam de ser fiscalizadas e processadas e as notificações de autuação estão sendo expedidas dentro da normalidade.

A Urbes, empresa pública que gerencia o trânsito de Sorocaba, não emitiu sequer um boleto de multa de trânsito em janeiro. A situação é reflexo do ataque de um vírus sofrido pelo sistema da empresa pública, em dezembro de 2021. A informação oficial é da própria instituição.

Segundo a Urbes, a situação já está praticamente normalizada. “Ocorre que, com o problema, algumas informações e dados estatísticos ainda não foram totalmente recuperados, porém sem prejuízo aos sistemas de operacionalização e ao normal funcionamento da estrutura, bem como de atendimento aos cidadãos”, alega.

A entidade disse também que aumentou ainda mais o nível de segurança e proteção de todos os sistemas e servidores e adotou, inclusive, softwares de antivírus e fireware ainda mais potentes.

Ainda conforme a empresa pública, as infrações de trânsito não pararam de ser fiscalizadas e processadas e as notificações de autuação estão sendo expedidas dentro da normalidade. Com relação às notificações de penalidades (boletos), elas estão sendo emitidas de forma gradual.

Processamento

Conforme informou o Cruzeiro do Sul, em 24 de fevereiro, o número total de multas aplicadas pelos radares fixos caiu de 10.900, em novembro, para 1.943, dezembro. A redução foi de 82,1%. No caso das multas aplicadas por agentes de trânsito, o número foi de 4.707 para 835. Ou seja, queda de 81,1%. Assim, o total de multas caiu de 15.607 para 2.778, com a mesma redução porcentual. Já era uma consequência do problema que afetou a empresa.

Entretanto, na ocasião, o problema estava no processamento que, segundo o órgão, seria normalizado. Para justificar o recuo no números de multas processadas, a Urbes afirmou à época que o período mencionado englobava justamente os dias em que houve o problema técnico na rede da autarquia. “Por esse motivo, o processamento de multas foi sendo retomado gradativamente, após solucionado o problema, o que acarretou também a queda do valor a ser arrecadado em dezembro”, informa.

Multas aplicadas

O total de multas aplicadas em janeiro aumentou para 17.653, com relação aos radares móveis. No caso das multas por agentes de trânsito, o número ficou em 4.359, totalizando 22.012 multas aplicadas no mês. O valor arrecadado no período foi de R$ 2.160.818,39. (Marcel Scinocca)