Mulheres falam sobre desafios e vitórias de trabalhar em um hospital
Mulheres da área se dedicam a cuidar de quem passa pelo atendimento médico e comemoram suas realizações.
Elas são a força do mundo e sempre encantam por onde passam com suas determinações e conquistas. As mulheres se dedicam, diariamente, em diversas funções seja no trabalho ou com a família. O dia 8 de março vai muito além de uma homenagem, ele remete à representatividade do poder feminino e da batalha em qualquer profissão e posição na sociedade, além de comemorar toda conquista vencida por cada uma.
Na área da saúde, a mulher representa nos corredores de hospitais e clínicas a delicadeza e preocupação com os pacientes, sentimento que encanta cada paciente. Eliane Batista é Coordenadora de Enfermagem do Pronto-Atendimento do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), pertencente ao Hub Sorocaba da Hospital Care e conta que sua motivação é poder servir ao próximo e colaborar pela saúde de quem está debilitado. “Receber a gratidão de cada família que tem seu ente querido de volta e proporcionar conforto e dignidade com acolhimento nos piores momentos é inexplicável”.
Não só a Eliane, mas muitas mulheres constroem suas vidas e vivenciam o dia a dia no contexto do hospital, o que lhe proporcionam conquistas não só como profissão, mas também em suas famílias. Adriana Goes, Enfermeira de Pronto-Atendimento do HES, explica que nem sempre atuou no setor de saúde e a transição foi uma mistura de sensações e insegurança, mas que hoje só traz alegrias. “Sinto que faço a diferença na vida das pessoas, seja nas palavras ou com pequenos gestos. A realização surge como consequência disso”.
Nem sempre é tudo fácil, já que é preciso conciliar não só a vida profissional, mas a pessoal também. Assim, chegam os desafios e é preciso ter sabedoria para enfrentá-los, mas nada como a sutileza e a persistência feminina para levantar a cabeça e atravessar as situações de maior angústia. A Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Hospital Evangélico, Milena Luques, revela que equilibrar a maternidade com a carreira é, sem dúvidas, o maior desafio e revela que não é uma tarefa fácil administrar a demanda de tempo. “A área da saúde exige dedicação contínua. É preciso estudar sempre e estar atualizada. Mulheres com filhos precisam de muito apoio para manter a harmonia”.
Para dar todo o suporte e conforto para essas profissionais, é importante um ambiente de trabalho agradável, que esteja preocupado com o bem-estar da mulher e proporcione zelo, assim tudo fica mais leve. Por isso, o Hospital Evangélico se preocupa em oferecer toda a assistência e amparo às colaboradoras. A Técnica de Enfermagem da UTI, Ana Flavia Neres trabalha há 8 anos no HES e relata sua experiência. “Quando cheguei há 8 anos pensei: é aqui que eu quero me aposentar. Sou grata por estar crescendo junto ao Hospital Evangélico”.
O protagonismo feminino no âmbito da saúde é inspirador e cria o desejo em muitas meninas e jovens para desenvolver uma carreira brilhante dedicada a cuidar de vidas. Por isso, a Coordenadora de Enfermagem de PA, Eliane, finaliza com um recado às pequenas futuras médicas e enfermeiras. “É uma escolha maravilhosa! Salvar vidas não tem preço e o amor ao próximo é o segredo para desenvolver essas profissões com empenho e motivação”.