Chuvas levam transtornos a mais de 400 famílias
Sorocaba segue em situação de emergência desde sábado
Mais de 400 famílias de diferentes bairros de Sorocaba foram afetadas pela chuva forte que atingiu a cidade na madrugada do último sábado (12). A Prefeitura de Sorocaba informou que, até ontem (14), já choveu 248 milímetros na cidade, ou seja, quase 30% a mais do que o total previsto para todo o mês (192 milímetros). Somente no sábado, a cidade registrou 85 milímetros de chuva em uma hora e meia -- equivalente ao volume previsto para todo o mês de fevereiro.
A cidade segue em situação de emergência desde sábado, por conta dos estragos causados em vários pontos da cidade: alagamentos de vias, quedas de muros e árvores, imóveis alagados e interditados pela Defesa Civil, entre outros danos.
Os moradores mais afetados são dos bairros Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Mineirão, Vila Rica, Jardim Maria do Carmo, Lopes de Oliveira, Jardim Abaeté e Parque das Águas. Na manhã de ontem, equipes do município ainda faziam limpeza e retirada da lama no Parque das Águas. As ruas próximas, que ficaram alagadas no sábado, já estavam normalizadas. Pela manhã, equipes também fizeram a limpeza na avenida 15 de Agosto, que ficou com um trecho interditado para o tráfego por conta dos trabalhos.
Na avenida Dom Aguirre, que teve diversos trechos alagados com o transbordamento do Rio Sorocaba, praticamente todo os pontos foram limpos ainda durante o fim de semana. No bairro Mineirão, onde moradores tiveram que ser resgatados com a ajuda dos bombeiros, na manhã de ontem os moradores tentavam voltar à normalidade. Em algumas ruas ainda era possível ver a marca da água nos muros e até um colchão estava no sol, em frente a uma casa, para secar, já que a água invadiu vários imóveis.
No bairro Lopes de Oliveira, a força da chuva causou estragos em um condomínio residencial de apartamentos e os imóveis atingidos foram interditados pela Defesa Civil. Com isso, vários moradores tiveram que deixar o local e foram para casa de parentes. Praticamente um muro inteiro, na parte dos fundos do condomínio, desabou, atingindo quintais de alguns apartamentos. Um morador do local contou que a queda do murou ocorreu por volta das 2h30 e causou um forte barulho, o que assustou os moradores.
Erik Cravo da Silva, de 31 anos, mora em um dos apartamentos há dois anos com a esposa e disse que eles acordaram assustados com o barulho da queda do muro e não puderam mais dormir. “Fomos para a casa da filha da minha esposa e a construtora do condomínio informou que irá pagar aluguel para os moradores, até que a gente possa voltar para os apartamentos”, conta. Na manhã de ontem, ele passou pelo local para avaliar a situação.
A Prefeitura de Sorocaba colocou equipes de trabalho da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes - Trânsito e Transportes, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Ouvidoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid) para atender os moradores afetados pela chuva. “Mais de 400 famílias foram visitadas, sobretudo nas áreas mais afetadas. No total, mais de 200 colchões, cobertores e cestas básicas já foram distribuídos”, informou.
A gestão municipal informou, ainda, que somente uma família, de cinco pessoas, foi levada para um abrigo provisório e recebeu auxílio de refeições. Eles deverão ficar no local até que se normalize a situação.
Adutora
O Saae Sorocaba informou ontem que concluiu às 5h30 a manutenção de uma adutora no Jardim Faculdade, danificada devido às chuvas de sábado, o que afetou o abastecimento de água em vários bairros da cidade. O bombeamento de água foi retomado e a normalização do sistema estava prevista para ocorrer ainda na segunda. “Equipes trabalharam no local desde as 3h de sábado, cuja ação emergencial implicou na interrupção momentânea de água em parte das zonas Sul e Leste da cidade”, segundo a autarquia.
Ainda durante o fim de semana, o Saae também realizou a limpeza emergencial dos córregos dos seguintes bairros: Mineirão, Santo André, Marly, Vila Formosa, Vila Haro, Parque dos Espanhóis, Água Vermelha, Parque Manchester, Itanguá, Jardim Pagliato e Central Parque, além da passagem na região das avenidas Washington Luís e Comendador Pereira Inácio.
“Do ponto de vista operacional, o Saae realizou manutenções em redes de água e esgoto afetadas pelas chuvas, assim como auxiliou na limpeza de vias e na remoção de entulho, para que não ocorra entupimento de galerias e cursos de água. Em bairros onde houve prejuízos na tubulação, o Saae garantiu o abastecimento por meio de caminhão pipa. Novos testes nos sistemas de bombeamento de enchentes na calha do Rio Sorocaba também foram realizados”, dizia a nota.
Doações
O Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Prefeitura de Sorocaba, está recebendo doações para atender às necessidades específicas de cada família. Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (15) 99108-4462. “Tem gente precisando de móveis, outros de gás de cozinha, colchões e eletrodomésticos. Recebemos, também, roupas e alimentos. O importante é colaborar com a causa e o cidadão sorocabano sempre está disposto a ajudar”, aponta a presidente do FSS e primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato. (Ana Claudia Martins)