Funcionários do Saae devolvem horas-extras recebidas irregularmente

Por Marcel Scinocca

Vencimentos foram pagos aos servidores em 2021.

Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) receberam de forma indevida horas-extras em seus vencimentos e tiveram que devolver os valores. O fato ocorreu em 2021. A situação foi levantada durante a sessão da Câmara de Sorocaba, de quinta-feira (31), quando um projeto de lei que tratava de reorganização de parte da estrutura administrativa do Executivo estava sendo discutido.

Durante a sessão, não houve detalhes sobre o caso, entretanto, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) confirmou a situação. “O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que os servidores ocupantes de funções gratificadas recebiam horas extras até abril de 2021. A partir dessa data, por determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, o pagamento foi suspenso e determinado o desconto do valor pago a mais para 72 servidores. De lá para cá, não há mais pagamento de horas extras para servidores ocupantes de funções gratificantes”.

Não houve detalhes sobre o instrumento usado pelo MP para que a medida fosse tomada, se, por exemplo, uma recomendação. O valor devolvido também não foi informado pelo Executivo, assim como o período em que as remunerações extras foram pagas. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) não comentou a questão. (Marcel Scinocca)