População sorocabana começa a ser vacinada contra Covid e gripe
A partir de agora, a Prefeitura adotará um calendário misto de imunização
A população sorocabana começará a ser imunizada tanto contra a Covid-19, como contra a gripe (Influenza), a partir desta segunda-feira (4). De agora em diante, a Prefeitura de Sorocaba adotará um calendário misto de imunização. As vacinas serão aplicadas nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 9h às 15h.
As vacinas contra a gripe serão aplicadas às segundas, quartas e sextas-feiras. Já as doses contra a Covid-19, às terças e quintas-feiras.
A vacinação contra a gripe será escalonada. Nesta primeira semana, serão imunizados idosos das seguintes faixas etárias: 69 anos ou mais (segunda-feira), 67 anos ou mais (quarta-feira) e 65 anos ou mais (sexta-feira). Nas semanas seguintes, o esquema seguirá da mesma forma. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade com foto.
Já a vacinação semanal contra Covid-19 contemplará crianças (a partir dos 5 anos), adolescentes e adultos. Quem precisar tomar qualquer dose da vacina deve comparecer no dia da semana indicado no calendário. Para se imunizar, adultos e adolescentes devem apenas apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida.
Crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e com a carteira de vacinação, documento de identidade e CPF ou Cartão do SUS. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar, também, comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).
Se preferirem, os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro para a vacinação de crianças, no site Vacina Já. Quem não conseguir realizar o pré-cadastro pela internet poderá efetuá-lo presencialmente nas UBSs.
Confira o calendário de vacinação:
Segunda-feira:
Vacina contra gripe (Influenza) para idosos com 69 anos ou mais;
Terça-feira:
1ª e 2ª doses da CoronaVac/Butantan para crianças de 6 a 11 e adolescentes (até 17 anos);
1ª e 2ª doses da Pfizer para crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 6 a 11 anos;
1ª ou 2ª doses da Pfizer para população a partir de 12 anos e 3ª ou 4ª dose para imunossuprimidos (a partir de 12 anos) e idosos com 65 anos ou mais;
1ª ou dose adicional (3ª dose) da Janssen para toda a população a partir de 18 anos, exceto gestantes e puérperas, e 4ª dose para idosos com 65 anos ou mais;
Quarta-feira:
Vacina contra gripe para idosos com 67 anos ou mais
Quinta-feira:
1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan para crianças de 6 a 11 anos e adolescentes (até 17 anos);
1ª e 2ª dose da Pfizer para crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 6 a 11 anos;
1ª ou 2ª dose da Pfizer para população a partir de 12 anos e 3ª ou 4ª dose para imunossuprimidos (a partir de 12 anos) e idosos com 60 anos ou mais;
1ª ou dose adicional (3ª dose) da Janssen para toda a população a partir de 18 anos, exceto gestantes e puérperas, e 4ª dose para idosos com 60 anos ou mais;
Sexta-feira:
Vacina contra gripe para idosos com 65 anos ou mais. (Da Redação)