Gripe: Sorocaba vacina idosos de 65 anos ou mais nesta sexta
Com o novo calendário misto, entre imunização contra influenza e Covid-19, as doses serão aplicadas em dias intercalados
A aplicação da vacina contra a gripe continua hoje (8) para idosos de 65 anos ou mais em Sorocaba. A imunização acontece em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9h às 15h. Com o novo calendário misto, entre imunização contra influenza e Covid-19, as doses serão aplicadas em dias intercalados, sendo gripe às segundas, quartas e sextas-feiras, e Covid-19 às terças e quintas-feiras.
A vacinação contra a gripe é escalonada. Nesta primeira semana, foram imunizados contra a gripe idosos com 69 anos ou mais na segunda-feira (4). Já na quarta foi a vez de idosos com 67 anos ou mais. Agora, pessoas com 65 anos ou mais. E, dessa forma, seguirá nas semanas seguintes, para que todas as idades recebam o imunizante.
Para receber a aplicação, todas as pessoas devem portar seus documentos de identidade e carteira de vacinação ou cartão SUS. Conforme a Prefeitura de Sorocaba, um comprovante de residência pode ser solicitado para que sejam vacinados somente moradores da cidade.
A pessoa recentemente vacinada contra Covid-19, também poderá receber a dose contra a gripe. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o intervalo mínimo não é mais exigido.
Votorantim
A vacina contra influenza também segue na sexta-feira (8) em Votorantim. Os imunizados são as pessoas com 60 anos ou mais de idade e profissionais de saúde. A aplicação é feita entre segunda e sexta-feira, das 8h às 14h. Até o momento, 3.199 idosos e 247 trabalhadores da saúde foram vacinados.
A população de Votorantim tem acesso à vacina contra a gripe em 14 locais: ESF Green Valley, ESF Jardim Cristal, ESF Tatiana, ESF Vila Amorim, UBS Archila, UBS Barra Funda, UBS Bela Vista, UBS Clarice, UBS Itapeva, UBS Novo Mundo, UBS Rio Acima, UBS Serrano, UBS Vila Garcia e UBS Vila Nova Votorantim.
Para receber a dose, a pessoa precisa apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoal. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) também recomenda levar o comprovante de vacinação contra Covid-19.
Já o profissional precisa apresentar um comprovante de trabalho em um estabelecimento de saúde. Serão aceitos contratos, holerites, carteira de trabalho ou outro documento que comprove o vínculo.
Covid-19
Ainda em Votorantim, a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 prossegue em pessoas com 60 anos ou mais de idade nesta sexta-feira (8). O imunizante será aplicado em quem está dentro da faixa etária e recebeu a terceira dose há mais de quatro meses. Não será necessário agendamento.
As crianças de 5 a 11 anos de idade também poderão receber o imunizante desde que apresentem o CPF ou a carteira do SUS da criança. Devem também mostrar o comprovante de residência no nome dos pais.
14 unidades de saúde serão usadas diariamente para a aplicação das doses. Os horários e os públicos-alvo variam de acordo com o dia. Na sexta-feira, para pessoas de 5 a 11 anos, as doses serão aplicadas no Rio Acima, Barra Funda, Amorim e Serrano, das 8h às 12h, e Novo Mundo das 9h às 12h. Já no caso de pessoas de 12 anos ou mais será na Vila Nova, das 9h às 15h, na Vila Garcia, Archila, Clarice, Itapeva, das 8h às 12, Bela Vista, das 8h às 15h, e Cristal, das 8h às 14h. Idosos de 80 anos ou mais também seguem essa programação. A unidade Green Valley será utilizada para vacinação de todos os públicos, a partir de 5 anos, das 9h às 12h.