Após 8 dias, cidade tem uma morte por Covid
Sorocaba registrou ontem (20) uma morte em decorrência da Covid-19, após oito dias sem contabilizar óbito pela doença. A vítima é um idoso de 93 anos, com diabetes. Os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SES) também revelaram que 47 pessoas contraíram o coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias é 32,4. O resultado representa queda de 7,6% em comparação a estimativa de 14 dias atrás, que era de 35,1.
Das pessoas com a doença, duas estavam internadas, sendo que uma delas precisou ser transferida para UTI. Ao todo, 147 pessoas se recuperavam em isolamento domiciliar. O número de pessoas com sintomas de Covid-19 ou gripe (Influenza) diminuiu de 132 para 90. Entre os suspeitos, quatro precisaram ser hospitalizados, sendo três em UTIs.
Por outro lado, 31 pessoas se recuperaram da doença. Não havia óbitos em investigação e o número de testes negativos para o vírus aumentou para 221.391. Atualmente, a saúde pública da cidade conta com 21 leitos clínicos (enfermaria) para tratar a doença, sendo 15 para adultos e seis para crianças. Também são disponibilizados quatro leitos de UTI adulto. Deste total, ninguém ocupava a enfermaria. Já a UTI tinha três pacientes.
Na rede particular há 49 leitos clínicos, dois leitos UTI infantil e 35 leitos UTI adulto. De acordo com o levantamento da SES de ontem, haviam apenas duas pessoas nas enfermarias e uma criança na UTI. A UTI adulto estava vazia.
Vacinação
A campanha de vacinação de Sorocaba e Votorantim contra Covid-19 e gripe (Influenza) foram suspensas até o fim desta semana por conta do feriado de Tiradentes. A ação será retomada na segunda-feira (25), em ambas as cidades. Até o fechamento desta edição, as secretarias municipais de Saúde não haviam divulgado o novo cronograma semanal de imunização.
Para garantir a aplicação das doses, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais com foto. As crianças sempre devem estar acompanhada dos responsáveis no ato da vacinação.
Em Sorocaba, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam como ponto de coleta de alimentos para o programa #afomenãoéfake, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Os mantimentos serão distribuídos para as pessoas em situação de vulnerabilidade do município. (Wilma Antunes)