Idosos retomam o prazer do convívio com amigos

Clube do Idoso voltou a receber o público que esbanja energia e animação

Por Wilma Antunes

Amigos se encontram para jogar cartas, colocar a conversa em dia e fazer atividade física.

A volta à rotina para os idosos nunca foi tão empolgante como agora. Afinal, o mundo passou por praticamente dois anos de confinamento e de muitas limitações. O simples prazer de jogar cartas com os amigos, fazer algum tipo de exercício físico ou até mesmo conversar foi interrompido durante a pandemia de Covid-19. Contudo, a queda de casos e mortes pela doença, associada a alta cobertura vacinal de Sorocaba -- 97%, segundo dados do sistema estadual Vacivida -- permitiu que a terceira idade retomasse as atividades com ainda mais fôlego.

Teodoro Rodrigo dos Santos, de 75 anos, parece um menino quando conta o que mais gosta de fazer no Clube do Idoso, que fica na Vila Pinheiros. Ele disse que nesses dois anos que precisou ficar isolado, sua coluna começou a doer e precisou da ajuda de uma bengala para caminhar. Mesmo com sessões de fisioterapia, o aposentado sentia falta de frequentar a academia da unidade. “A fisioterapia e as massagens até quebraram um galho, mas ficar parado é ruim para a saúde. Depois que o clube abriu, eu voltei. Gosto de usar todos os aparelhos da academia e daquela dança de pular”.

O Clube do Idoso promove diversas ações voltadas à melhor idade, de segunda a sexta-feira. De meditação ao forró, fica até difícil escolher qual aula participar. Com mais de dez professores à disposição, as atividades têm temas variados e são dividas por horários e dias da semana. Além de ajudar na saúde e no bem-estar, os aposentados também aproveitam a ida à unidade para colocar o papo em dia. É o caso de Oswaldo Thomaz, 80, que adora jogar truco com os colegas.

Estiloso e brincalhão, Oswaldo disse que sempre cuidou bem de sua alimentação, que é rica em frutas. Ele confessou que, durante o isolamento social, deu uma “escapadinha” para a casa de um amigo para jogar cartas, mas fez questão de destacar que usou máscara e higienizou as mãos com álcool em gel. “Eu ficava em casa e me cuidava. Gosto de fazer natação e jogar truco com os amigos que fiz aqui. A vida voltou ao normal, é uma alegria, né? Porque agora todo mundo pode ver o meu sorriso. Antes [pandemia] não era brincadeira”, relembrou.

José Luiz Fumiz, 69, estava ao lado de Oswaldo e fez algumas observações sobre o período que ficou em casa. O aposentado também é truqueiro nato e gosta de fazer caminhada em parques da cidade. “Eu tive Covid-19 no começo deste ano. Como estou vacinado com as quatro doses e não tenho comorbidade, senti como se fosse uma gripe bem forte. Moro no 17º andar e, durante o tempo isolado, subia e descia as escadas de cinco a seis vezes por semana. Também ia para o parque do Campolim fazer caminhada, sempre de máscara, porque se a gente ficar dentro de casa, fica meio doido”, brincou.

Maria do Carmo Silva, 75, é de São Vicente, mas se mudou para Sorocaba logo no início da pandemia. A aposentada ficou em dúvida quando foi questionada sobre a sua atividade favorita. Com disposição de dar inveja em muito jovem por aí, Maria respondeu que gosta de zumba, ginástica e que é fascinada por artes cênicas. “Quando fiquei em casa, eu inventava tanta coisa. Costurava, fazia crochê e palavra cruzada para ocupar a cabeça. Voltar a fazer atividade aqui é tudo de bom”, afirmou.

Terceira idade tem atividades exclusivas

Foi-se o tempo em que o estigma da velhice criava empecilhos para a população idosa manter-se ativa. Hoje em dia, a terceira idade se mostra mais independente, funcional e preocupada com hábitos saudáveis. Além de uma alimentação rica em nutrientes, os idosos agora ocupam parte do tempo com exercícios físicos, atividades culturais e exploram novos conhecimentos a fim de conquistar ainda mais autonomia. Em Sorocaba, existem programações especiais voltadas para esse público. O Clube do Idoso e o Sesc são exemplos de organizações que promovem esses tipos de ações.

As vantagens vão além dos ganhos cognitivos e físicos, pois a relação interpessoal dos velhinhos também é estimulada, assim, melhorando a autoestima e a saúde mental. O Clube do Idoso fica aberto de segunda a sexta-feira e as atividades são divididas entre os dias da semana, com horários específicos. Para participar, é necessário ter 55 anos ou mais, ter tomado ao menos duas doses da vacina contra Covid-19 e apresentar o atestado médico que libera o idoso para a realização das atividades físicas.

Às segundas-feiras, são realizadas as aulas de meditação, alongamento, dança, smartphone e informática. Às terças: meditação, forró, alongamento, reiki, yoga e jogos de carta. Às quartas: meditação, alongamento, dança, aula de informática e artes cênicas. Às quintas: aula de smartphone, zumba, jogos de cartas, alongamento, oficina de memórias e tarde das artes. E, por fim, às sextas: forró, jogos de cartas, aula de smatphone, artesanato, dança circular e aula de informática.

O Sesc Sorocaba promove atividades que contribuem para a reafirmação do papel da pessoa idosa no contexto social por meio do Trabalho Social com Idosos (TSI). O programa busca transformar esse público, melhorando a qualidade de vida de pessoas dessa faixa etária a partir de ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência e lazer. A unidade promove uma programação mensal que conta com oficinas, vivências e cursos.

A programação esportiva conta atividades regulares focadas, dentre elas o esporte para idosos, onde são praticadas diversas modalidades esportivas adaptadas, a ginástica multifuncional e a Ginástica Para Todos (GPT). Os cursos regulares que integram a programação esportiva são realizados duas vezes por semana, nas terças e quintas ou quartas e sextas, dependendo da atividade. Já os cursos, bate-papos e oficinas nas áreas da saúde, cultura, assistência e lazer ocorrem mensalmente. Também uma vez ao mês é agendado o Ponto de Encontro, atividade ministrada por técnicos da unidade onde os participantes batem um papo e discutem sobre o bem-estar da pessoa idosa.

Para se inscrever nas atividades regulares, os idosos devem acompanhar a disponibilidade de vagas no portal sescsp.org.br/inscricoes. Já para participar de cursos, oficinas, bate-papos, entre outras ações o público deve acompanhar a programação no portal sescsp.org.br/sorocaba e nas redes sociais oficiais do Sesc Sorocaba. (Wilma Antunes)