Instituto Histórico entrega honrarias de tecnologia nuclear brasileira

Dezessete personalidades de destaque na sociedade recebem o colar na noite desta sexta-feira (29)

Por Cruzeiro do Sul

Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel.

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) promove nesta sexta-feira (29), às 19h30, cerimônia de entrega do colar “Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva”. A honraria, que leva o nome do “pai da tecnologia nuclear brasileira” vai ser concedida a dezessete personalidades de destaque na sociedade.

Dentre os agraciados, estão o almirante-de-esquadra Leonardo Puntel, ministro do Superior Tribunal Militar; o vice-almirante Guilherme da Silva Costa, comandante do 8º Distrito Naval; o vice-almirante Guilherme Dionísio Alves, diretor do Centro Tecnológico em São Paulo; o general-de-divisão Roberto Sebastião Peternelli Júnior, deputado federal; e outras autoridades da região de Sorocaba, bem como civis que se destacaram pelo apoio às atividades do IHGGS.

O almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que dá nome à medalha, nasceu em 1889, no Rio de Janeiro, e dedicou toda sua vida à Marinha e às ciências, com destaque para as pesquisas nas aplicações da energia nuclear. Em 1956, participou da fundação do Instituto de Energia Atômica da Universidade de São Paulo. Morreu aos 86 anos no Rio de Janeiro. Em reconhecimento a sua obra, o maior prêmio do país na área científica e tecnológica foi batizado com seu nome. O IHGGS está localizado na rua Ruy Barbosa, 84, em Sorocaba. (Da Redação)