Sorocaba não registra mortes pela Covid-19 há dez dias
Fim de semana registrou 465 novos casos, com três internações em UTI e 246 pacientes em enfermaria
Sorocaba está há 10 dias sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. Os dados epidemiológicos divulgados ontem (2) pela Secretaria Municipal da Saúde (SES) revelaram 465 novas contaminações durante o fim de semana. A média móvel de casos dos últimos sete dias é 141,4. O resultado representa aumento de 98,8% na taxa de transmissibilidade da cidade, visto que há 14 dias, o índice era 71,1. Por outro lado, a média de mortes continua abaixo de zero.
Dos pacientes com a infecção ativa no corpo, três precisaram ser internados em UTI, enquanto 246 se recuperavam em isolamento domiciliar. O número de pessoas com sintomas de coronavírus ou gripe (Influeza) diminuiu de 86 para 36. Entre os casos suspeitos, havia duas internações em leito clínico. Houve, ainda, a recuperação de mais 432 pessoas. Nenhum óbito era investigado e o número de descartados por testes negativos subiu para 223.860. Desde o início da pandemia, o município soma 118.501 positivações, 3.123 óbitos e 115.128 recuperados.
Atualmente, o sistema de saúde pública conta com 21 leitos clínicos (enfermaria) -- sendo 15 para adultos e seis para crianças -- e quatro leitos UTI. Três pacientes ocupavam leitos da UTI e as enfermarias estavam vazias. Já a rede privada tem 79 leitos clínicos, dois leitos UTI infantil e 35 leitos UTI adulto. De acordo com o censo diário de ontem, as enfermarias acomodavam três pacientes e uma criança estava em UTI.
Vacinação
A campanha de vacinação contra Covid-19 será retomada hoje (3) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. A ação ocorre das 9h às 15h e tem como objetivo atender crianças, adultos e idosos. A Secretaria Municipal da Saúde (SES) destaca que a presença de responsáveis durante a imunização de pacientes infantis é indispensável. Além disso, é preciso apresentar documentos pessoais, como RG ou CPF, para garantir a atualização do esquema vacinal.
Os postos de saúde aplicam primeiras e segundas doses da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de até 17 anos. As primeiras e segundas doses da Pfizer são reservadas para crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 6 a 11 anos. As pessoas a partir de 18 anos -- exceto gestantes e puérperas -- recebem a primeira dose da Janssen.
As doses adicionais (terceira e quarta) deste mesmo imunizante são para idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos que tomaram a segunda ou a terceira aplicação há, pelo menos, 122 dias. As doses extras não são feitas em gestantes e puérperas que receberam a segunda aplicação da Janssen há, no mínimo, 28 dias. Já a terceira dose da Pfizer é para pacientes de 12 a 17 anos com algum tipo de imunossupressão, gestantes e puérperas.
Votorantim também promove hoje a vacinação contra o coronavírus, em 14 pontos da cidade. As crianças de 5 a 11 anos são atendidas nas UBSs Vila Garcia, Rio Acima e Serrano, das 8h às 12h; Bela Vista, das 8h às 14h; e Novo Mundo, das 9h às 12h. A população a partir de 12 anos deve comparecer aos postos Archilla, Barra Funda, Amorim, Clarice e Itapeva, das 8h às 12h; Cristal, das 8h às 14h; e Vila Nova, das 9h às 15h. A pessoas que não conseguirem se vacinar durante o dia podem ir ao Aquário da Cultura, ao lado da Praça Lecy de Campos, onde será realizada uma ação noturna das 16h às 20h. (Wilma Antunes)