Conselho Tutelar suspeita de que menino de 11 anos foi torturado
Os pais da criança não foram encontrados e estariam com outro filho, de 3 anos
O Conselho Tutelar de Itu recebeu, na segunda-feira (2), por meio de fotos e vídeos, denúncia de maus-tratos e tortura contra um menino de 11 anos. A criança já era conhecida dos conselheiros que a atenderam em outras situações. Dessa vez, ele foi encontrado na casa de parentes em Itu. De acordo com o Conselho, a criança foi encaminhada ao Pronto Atendimento, para receber cuidados médicos.
Nesta terça-feira (3), o menino passou pelo exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. O caso ganhou repercussão, devido aos ferimentos encontrados no corpo da criança, que indicariam sinais de maus-tratos e tortura. Além disso, os pais não foram encontrados e estariam com outro filho, de 3 anos.
O caso foi levado ao conhecimento do Ministério Público (MP), por meio da Promotoria da Infância e Juventude. Segundo o MP, os pais estão sendo procurados e só quando forem localizados será possível confirmar a informação de que estariam com a outra criança, e após isso serão tomadas as providências necessárias.
O promotor Christiano José Poltronieiri de Campos informou ainda que “sem prejuízo das medidas criminais, no âmbito da infância e juventude, cabe, no momento, a ação de afastamento do convívio familiar e acolhimento institucional e, futuramente, a ação de destituição do poder familiar em relação ao menino de 11 anos. A Promotoria ainda não teve acesso ao laudo do IML. A Secretaria de Promoção Social de Itu também acompanha a situação da criança que encontra-se sob a tutela do Estado e possui medidas protetivas em relação aos pais. Outros detalhes não foram divulgados. O caso está sendo acompanhado pela 4ª Delegacia de Polícia de Itu. (Da Redação)