Terminais completam 30 anos com programação comemorativa

Atualmente, cerca de 120 mil pessoas, por dia, passam pelo Santo Antônio e 60 mil pelo São Paulo

Por Cruzeiro do Sul

O Terminal Santo Antônio é o maior e fica na região central

O Terminal Santo Antônio (TSA) foi inaugurado no dia 27 de junho, enquanto o Terminal São Paulo (TSP) começou a operar em 3 de julho, ambos no ano de 1992. Agora em 2022, então, os terminais completam 30 anos e, para comemorar, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu uma programação de eventos. O calendário comemorativo começa na próxima terça-feira (12) e segue até sexta-feira (15).

Atualmente, cerca de 120 mil pessoas, por dia, passam pelo TSA e 60 mil, pelo TSP. O presidente da Urbes, Sérgio David Barreto Rosumek, em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3 no último dia 4, afirma que existe a possibilidade dos terminais serem terceirizados. Segundo ele, são gastos aproximadamente R$ 3 milhões, ao ano, para manter os dois terminais. Os gastos são vão desde limpeza até manutenção do pavimento. A tendência é que os terminais Santo Antônio e São Paulo sigam o modelo adotado pelos terminais BRT dos bairros São Bento e Vitória Régia, na zona norte do município.

A abertura das comemorações será às 18h de terça-feira (12), ocasião em que acontecerá uma cerimônia de aniversário no TSA, com o descerramento de placa de homenagem e lançamento da exposição de fotos, contando a história dos dois terminais. Haverá, ainda, apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar e da gari Rebeca Vargas, que ficou famosa em todo o Brasil, a partir da divulgação de seu vídeo cantando no terminal.

No dia 13 de julho, quarta-feira, estão previstas duas atrações, ambas às 18h30. No TSP, terá apresentação do Coral Comunitário Olga, formado por mulheres, e no TSA, o show gospel Suelen Cristina e Amigos. No dia 14, também às 18h30, o público poderá conferir as apresentações da banda Versão Rock Brasil, no TSP, e da cantora Tereza Baddini e banda, no TSA.

A programação tem sequência no dia 15, às 18h, com o descerramento da placa de 30 anos do TSP, mais uma vez, com a presença da Banda Regimental da Polícia Militar. Depois, às 18h30, será a vez do Coral Comunitário Olga mostrar todo seu talento no TSA.


Ações educativas

A Semob também promoverá ações educativas de trânsito diárias nos dois terminais, nesses quatro dias de comemorações. Serão três iniciativas distintas, em que arte-educadores orientarão o público sobre o uso correto da travessia de pedestres, entre outros temas importantes relacionados à mobilidade urbana.

A ação “Faixa Viva Mímicos” será realizada no dia 12, no TSA, das 18h às 20h, e no dia 15, no TSP, das 18h às 20h. No dia 13, no TSA, das 9h às 11h, e no TSP, das 13h30 às 15h30, haverá “Faixa Viva Cones”. O diferencial é que, dessa vez, os profissionais estarão caracterizados de “cones de trânsito”, em um contato mais direto com o munícipe, também entregando material gráfico educativo.

E terá, ainda, “Faixa Viva Paródias de Trânsito”, no dia 14, no TSA, das 9h às 11h, e no TSP, das 13h30 às 15h30. Essa nova atividade educativa, mais uma vez, é realizada pelo grupo de arte-educadores. Com instrumentos musicais, caixa de som e microfones, eles cantam paródias de músicas popularmente conhecidas, mas transformadas para o tema do “trânsito”. Também está prevista a entrega de material gráfico educativo. (Da Redação com Secom Sorocaba)