Boituva recebe o 35º Campeonato Brasileiro de Balonismo
Entre sexta (15) e domingo (17), o evento oferece atrações musicais, feira de artesanato e praça de alimentação com 20 food trucks
A cidade de Boituva, conhecida pelos passeios de balão, recebe a partir desta terça-feira (12) o 35º Campeonato Brasileiro de Balonismo. O evento ocorre até domingo (17) e 35 competidores de todo o Brasil, inclusive de Boituva, participam da competição que será realizada em uma arena na Rua Benedito Rodrigues de Melo, no bairro Portal Ville Primavera II.
Entre sexta-feira (15) e domingo (17), os visitantes poderão conferir a parte festiva do campeonato, com atrações como o tradicional "Night Glow"-- famoso show de lanternas gigantes, praça de alimentação com 20 food trucks, feira de artesanato, voo virtual de balão utilizando óculos e shows musicais em uma área com estrutura completa (arquibancada e estacionamento, com entrada pela Rua Maria Rita Garcia dos Santos.
Na manhã de ontem (11), houve o treinamento de 20 balões que já estão pela cidade, executando uma série de provas que contemplam o circuito do campeonato e que vão determinar quem será o melhor. A chamada " Caça à Raposa" é uma das inúmeras provas da competição, onde os competidores devem seguir um "Balão Raposa" e tentar jogar a marca o mais próximo possível ao alvo X colocado pela "Raposa", não mais que dois metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é a melhor. Também há o “Alvo Declarado”, prova em que os pilotos devem sobrevoar um alvo determinado para lanças suas marcas o mais próximo possível do ponto central.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Alvarez da Silva, conhecido como Johnny do Balão, a expectativa é receber um público de 30 mil pessoas. O campeonato garantirá ao vencedor uma vaga no Campeonato Mundial de Balonismo, em 2024, em local que ainda não foi definido. Johnny destaca a importância da atividade e o quanto ela é aguardada. “O público está sedento por eventos que possam trazer toda a família. Além disso, a cidade recebe muitos turistas que vêm prestigiar o Night Glow e para os atletas é um meio de treinar para o campeonato nacional”.
A entrada ao local é solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível, em um ação promovida pelo Projeto "Bem Legal", da TV Tem. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Boituva.
Programação
13 de julho – Quarta-feira
06:30h – 2º voo competitivo
14 de julho – Quinta-feira
06:30h – 3º voo competitivo
15 de julho – Sexta-feira
06:30h – 4º voo competitivo
19h – Night glow
20h – Night glow
16 de julho – Sábado
06:30h – 5º voo competitivo
16:30h – Voo fiesta
19h – Night glow
20h – Night glow
17 de julho – Domingo
06:30h – Último voo competitivo
16:30h – Voo fiesta
Normas
O evento seguirá as recomendações do Decreto 2.716/2021 - de 14 de dezembro de 2021, que estabelece normas gerais e procedimentos para a realização da atividade de balonismo livre tripulado turístico e de recreação, conforme definição do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC). Umas das normas do decreto é a indicação das áreas para realização da decolagem, do sobrevoo e do pouso dentro do município. (Virgínia Kleinhappel Valio com informações da Prefeitura de Boituva)