Praticidade faz do celular um item indispensável na sociedade atual

Por Cezar Ribeiro

Uso do aparelho móvel ganha cada vez mais espaço na rotina do sorocabano.

Com o constante aumento na mobilidade dos serviços de internet, o aparelho celular se tornou um item de grande importância na rotina dos brasileiros. É difícil imaginar muitas ações do dia a dia sendo feitas sem o auxílio das ferramentas dispostas nos serviços móveis. Segundo dados colhidos na última pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), 49% da população do Estado de São Paulo usa a internet exclusivamente pelo celular. No Brasil, essa porcentagem é ainda maior, abrangendo 58% da população.

Em Sorocaba, não poderia ser diferente, pois sendo a quarta maior população do interior paulista, a tecnologia móvel é de grande utilidade para os cidadãos. Como todo grande centro urbano, a rotina no cotidiano depende do auxílio dessas ferramentas tecnológicas, que influenciam em muitos aspectos na qualidade de vida do sorocabano, como é o caso do jovem estudante Matheus Bergamo Bastos, 15 anos.

Dentre os serviços que Matheus mais utiliza, estão as mensagens via WhatsApp, ligações, postagens no Instagram e no Tik Tok, vídeos informativos e músicas através do Youtube. A geração do jovem desconhece a utilidade de um “orelhão”, um aparelho que toca CD’s e até mesmo um DVD player. Todas essas funções são desempenhadas por apenas um aparelho: o celular.

Tempos modernos

De tão habituados a essas facilidades, é possível por vezes não se dar conta das constantes melhorias, pois sempre surge uma solução de igual proporção aos problemas que também aparecem. Segundo Wilson Júnior, coordenador do Laboratório de Inovações, Games e Apps (LIGA) do Centro Universitário Facens, é possível superar muitos limites com o advento da tecnologia, achando assim o encaixe perfeito dessas ferramentas para cada situação. “A tecnologia não veio para ser nossa inimiga, mas sim uma aliada em nosso mundo atual. Quando desenvolvemos soluções, estamos pensando em como ajudar, como agregar valor, como podemos fazer o melhor e, então, quando atingimos o melhor, queremos o que está acima disso, pois isso também é natural, o estado de constante melhoria.”

Suas previsões para o futuro também são esperançosas, pois segundo ele, há ainda muito a se explorar no campo metaverso: “A tecnologia do 5G abre portas para inúmeras possibilidades que antes não estavam tão visíveis e, quem sabe, o que pode ocorrer quando vier o 6G? As nossas interações irão mudar, o modo como lidamos com dados, com o dinheiro, com uma simples rotina no trabalho, essa constante evolução pode mudar o mundo”, afirma Wilson.

O jovem Matheus, com toda uma vida pela frente, entende como ninguém essas possibilidades das quais Wilson se refere. Além de enxergar a tecnologia como uma aliada nas decisões tomadas na sua rotina, o celular, para ele, é uma importante ferramenta de interação com o mundo em que vive: “O celular é mais fácil de transportar e de adquirir informação. Eu leio jornal pelo celular, acesso Twiter e google”, explica Matheus.

Informação

Dos leitores do jornal Cruzeiro do Sul que acessam o formato digital do veículo de informação, 83% o fazem pelo celular. Além de possibilitar ao usuário a facilidade de literalmente ter o mundo em suas mãos, permitindo que serviços bancários, compras, vendas e até mesmo trabalhos sejam realizados por meio do aparelho, como explica o gestor de produção Carlos Eduardo Issobe, de 48 anos, é possível também se manter informado. Segundo Carlos, a principal vantagem de acessar o jornal pelo celular é o custo.

Já a administradora de empresas Maria Cecília Machado de Araújo Vial, 62 anos, além de ver com bons olhos os serviços de mobilidade, por inúmeras vantagens, também elenca a economia como um dos motivos para acessar o jornal pelo celular. “As vantagens são o custo reduzido e a facilidade para ficar atualizada em qualquer lugar fora de casa. Normalmente, no período da manhã, em casa, faço uma leitura rápida e ‘superficial’. Durante o dia retomo com calma para uma leitura mais completa de qualquer lugar”, conclui a administradora. (Cezar Ribeiro / programa de estágio)