Markus Kalousdian leva o troféu do Campeonato Brasileiro de Balonismo

Vitória garante ao paulistano uma vaga no Campeonato Mundial de Balonismo, em 2024

Por Virginia Kleinhappel Valio

Markus Kalousdian, de São Paulo, levou o troféu do Campeonato Brasileiro de Balonismo

O Campeonato Brasileiro de Balonismo acabou neste domingo (17), em Boituva, com a vitória de Markus Kalousdian, de São Paulo, que liderou o ranking com 19.218 pontos. O paulistano chegou perto do troféu por muitas vezes e, neste ano, levou-o para casa e garantiu uma vaga no Campeonato Mundial de Balonismo, em 2024, ainda sem local definido. 

O Campeonato Mundial não é novidade para Kalousdian, que já participou de três; em 2014, no Brasil; 2016, no Japão e em 2018, na Áustria. “Em todos consegui posições que proporcionaram ao Brasil mais vagas para participação em eventos seguintes”, disse. Para o Mundial de 2024, a expectativa é grande “Creio que não só eu, como todos os pilotos brasileiros com chances de participar do Mundial tem amadurecido bastante nos últimos anos e tenho certeza que iremos com um excelente time representar o Brasil”.

O piloto participou também de dois mundiais juniores, em 2014 na França e outro em 2016 na Lituânia, o que mostra que a paixão pelo balonismo veio “de berço” por meio de seu pai, Rubens Kalousdian, piloto e fundador de uma empresa que constrói balões à ar quente.

Markus conta que cresceu assistindo seu pai e o tio, Rui Kalousdian, competindo e ganhando, “Meu pai é octacampeão brasileiro de balonismo, e tem também diversos títulos paulistas e outros de eventos regionais. Além disso, meu tio, além de eventos regionais, também é bicampeão brasileiro de balonismo. Pode-se dizer que já voava antes mesmo de engatinhar (risadas). Mas tirei meu brevet com 19 anos e desde então venho participando de todos os Campeonatos Nacionais e Internacionais possíveis”.

Os anos de treino e empenho deram a vitória a Markus, além de sua dedicação e persistência. “Essa vitória tem um significado especial para mim, pois justo neste ano demos adeus a grandes amigos do balonismo e também à minha querida avó, Margarida, que era minha maior torcedora e pilar da família. Mas tenho certeza de que ela acompanhou “lá de cima”, bem perto de todos os voos que faço. Dedico esta vitória a ela”.

Público acima do esperado

O evento teve início na última terça (12) e contou com a participação de 35 competidores de todo o Brasil, inclusive de Boituva. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Alvarez da Silva, conhecido como Johnny do Balão, era esperado 30 mil pessoas e o número de visitantes superou as expectativas, chegando a 50 mil.

Durante o final de semana, a população conferiu a parte festiva do campeonato, como o “Night Glow” – tradicional show de lanternas gigantes – além de 20 food trucks, feira de artesanato, shows musicais e voo virtual de balão utilizando óculos. (Virgínia Kleinhappel Valio)