Programa que reúne matemática e tecnologia é lançado em Sorocaba

Trata-se de uma nova metodologia que compreende game de realidade virtual, plataforma interativa e formação de professores

Por Inaiê Mendonça

Lançamento de plataforma interativa contou com participação de estudantes

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) recebeu nesta terça-feira (19) o lançamento do programa X-Math do Instituto Edutech21. Trata-se de uma nova metodologia que compreende game de realidade virtual, plataforma interativa e de formação de professores.

O game de realidade virtual abrange tanto escolas estaduais a particulares, voltadas para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental. A proposta é melhorar a proficiência matemática dos estudantes.

Para a co-fundadora do Instituto Edutech21 e gestora pedagógica Carla Meira poderão participar todas as escolas que quiserem. Ela ainda disse que o game foi desenvolvido numa parceria do Centro Universitário Facens com o Instituto. “Só é possível jogar o jogo em quatro estudantes”, conta.

Para poder participar do programa, Carla disse que é exigido da Fundação Ipanema que pelo menos 50% dos participantes sejam meninas, em decorrência do desinteresse que esse público tem pela matemática.

O Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, explicou que a ideia de apoiarem o projeto surgiu em virtude do evento ser desenvolvido para atender estudantes do 8° e 9° ano, e para procurar levar o conhecimento através da tecnologia. “Para o Sorocaba, essa iniciativa de apoio a crianças é extremamente importante, ainda mais quando você está envolvendo tecnologia”, disse.

Para o professor das áreas da física e matemática de Iperó, Laércio Toledo Júnior, o estudante consegue enxergar uma outra visão da matemática e seus conteúdos. “O jogo, não é um joguinho de responder 3X3. O estudante tem desafios matemáticos para poder passar de fase”, comenta.

A estudante de 16 anos da escola Gaspar Ricardo Júnior, Aléxia Jeanss, também gostou da iniciativa e achou interessante participar do projeto. “Nunca tinha visto antes uma coisa assim que ensinasse, juntando a tecnologia com a matemática”, disse.

O Game X-Math foi desenvolvido em parceria com a especialista em desenvolvimento matemático Maria Silvia Brumatti Sentelhas. O projeto que está de acordo com as teorias educacionais contemporâneas, está centrado no estudante e não no conteúdo. “Matemática é para todo mundo”, defende ela.

Outras informações sobre o Edutech21 e o programa X-Math estão no site: institutoedutech21.com.br. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)