Contaminações por Covid aumentam em 148,5%

O número é uma estimativa feita pelo jornal Cruzeiro do Sul, com base em dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde

Por Wilma Antunes

Vacinação ocorre hoje em todas as UBSs de Sorocaba, das 9h às 15h, três postos tem vacinação noturna

 

Sorocaba apresentou aumento de 148,5% no número de contaminações por Covid-19 em sete dias. Ao todo, 1.302 pessoas receberam o diagnóstico da doença nesta semana. O número é uma estimativa feita pelo jornal Cruzeiro do Sul, com base em dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde (SES). Há 14 dias, foram 524 confirmações. A média móvel de óbitos diminuiu de nove para dois. Ontem (4), foram registrados mais 75 casos confirmados de coronavírus e uma morte.

Entre os pacientes, dois estavam em UTI; 178 se recuperavam em isolamento domiciliar. A quantidade de pessoas com síndrome gripal que aguarda resultados de exames diminuiu de 144 para 130. Entre os casos suspeitos, dois estavam em UTI.

Conforme a SES, cinco pessoas ocupavam leitos clínicos (enfermaria). Entretanto, a pasta não especificou se eram casos confirmados ou suspeitos. Não havia óbitos em investigação. A morte que consta no último levantamento ocorreu no dia 2 de agosto, mas foi informada à Vigilância Epidemiológica e computada apenas ontem. A vítima é um idoso de 68 anos, cardiopata e diabético.

Desde o início da pandemia, a cidade acumula 136.962 positivações, 3.185 óbitos e 133.594 recuperados. Os dados epidemiológicos sobre os casos de coronavírus, a partir de semana que vem, passarão a ser divulgados apenas às segundas e quintas-feiras, conforme informado pela Prefeitura de Sorocaba.

Vacinação noturna

A campanha de vacinação prossegue hoje (5) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, das 9h às 15h. Às sextas-feiras, três postos de saúde promovem a vacinação noturna para a população que não consegue se imunizar durante o dia. Três unidades terão horário de funcionamento estendido para às 20h, sendo elas: Vila Angélica, Cerrado e Ulisses Guimarães.

Serão disponibilizadas doses pediátricas da Pfizer para crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 6 a 11 anos. O público infantil de 6 a 17 anos recebe 1ª e 2ª dose da Coronavac. A 3ª aplicação desse mesmo imunizante é para adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas. A população de 18 anos ou mais toma 1ª, 2ª e 3ª dose da Astrazeneca.

A 4ª dose do imunizante é aplicada para o público imunossuprimido a partir de 18 anos e profissionais da saúde. Por fim, a 5ª aplicação é reservada às pessoas de 40 anos ou mais que apresentam algum grau de imunossupressão. (Wilma Antunes)