PL confirma Sirlange como 2ª suplente de Marcos Pontes no Senado

O nome de Sirlange Maganhato consta na ata de convenção estadual do partido

Por Wilma Antunes

Primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato

O Partido Liberal (PL) confirmou na sexta-feira (5), por meio de ata de convenção estadual, o nome de Sirlange Maganhato (PL), primeira-dama de Sorocaba, para 2ª suplente do candidato a senador Marcos Pontes. O nome da esposa do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) não consta no Jornal do Município desde o dia 2 de agosto. A última vez em que ela se afastou do cargo foi em abril, quando chegou a ser cotada para ser candidata a vice-governadora de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pontes é engenheiro aeroespacial com mestrado em engenharia de sistemas e foi o primeiro astronauta sul-americano a viajar no espaço. Na vida política, atuou como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo de Jair Bolsonaro (PL), entre os anos de 2019 a 2022. Ele deixou o cargo para poder disputar as eleições gerais deste ano como candidato ao senado. 

Conforme consta na ata de reunião extraordinária, a chapa contará com Tarcísio de Freitas como candidato a governador; o ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSD), como vice-governador; Marcos Pontes, senador; Alberto Alves da Fonseca (PL), 1º suplente senador; e Sirlange Maganhato, 2ª suplente senadora.

Fundo Social 

No dia 2 de agosto, o nome de Sirlange Maganhato deixou de aparecer no Jornal do Município como presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS). A pasta ficou dois dias sem ter um representante oficial no diário municipal.

Somente no último dia 4, o nome da advogada Rosangela Perecini foi confirmado para administrar o FSS.  Ela se candidatou para vereadora em 2020, pelo Republicanos, e recebeu 536 votos, menos de 1% do total. 

Esta não é a primeira vez que Sirlange pediu para se afastar da função. Em 1º de abril deste ano, a primeira-dama solicitou desincompatibilização do cargo. Na ocasião, ela era cogitada para ser candidata a vice-governadora de Tarcísio de Freitas. (Wilma Antunes)