Sorocaba tem oito casos de varíola dos macacos, diz Saúde

Todos os pacientes são homens com idades entre 20 e 30 anos; ainda há 21 pessoas com suspeita da doença

Por Wilma Antunes

Sorocaba tem oito casos de varíola dos macacos, diz Saúde

Sorocaba confirmou mais quatro casos de contaminação pelo vírus monkeypox, responsável pela varíola dos macacos, nesta segunda-feira (8). De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde (SES), todos os pacientes são do sexo masculino, com idades entre 20 e 30 anos. Desta forma a cidade totaliza oito diagnósticos da doença e 21 suspeitos. 

Até sexta-feira (5), o município tinha apenas quatro positivações. Todos os pacientes tinha histórico de viagem à capital paulista ou contato com alguém da cidade de São Paulo. Eles cumpriam isolamento domiciliar e eram monitorados pela Vigilância Epidemiológica, assim como seus contatos diretos. 

Nenhum dos novos quatro infectados precisaram ser internados. Conforme informado pela SES, eles seguem isolados e recebem acompanhamento médico.

Estado

A Secretaria de Saúde do Estado contabilizou o total de 1.636 casos de varíola dos macacos em São Paulo. A Capital é o município com maior número de registros da doença: 1.305. Em seguida, aparecem Guarulhos (26); Santo André (25); São Bernardo do Campo (24); e Osasco (23).

A pasta destacou que, apesar do nome da doença. O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. “O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, afirmou. (Wilma Antunes)