Procon orienta consumidor para as compras de Dia dos Pais
Conhecer sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor traz mais segurança na hora de adquirir um produto
O Procon Municipal de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura de Sorocaba, orienta os consumidores para as compras de Dia dos Pais, data muito importante para o comércio varejista.
Tão crucial quanto acertar no presente é sair às compras já com uma definição do que adquirir. Isso facilita na pesquisa de preços, quanto à qualidade e praticidade na aquisição do produto. Evitar as compras por impulso é fundamental para garantir que o orçamento não fique apertado.
“Com a chegada do Dia dos Pais, o Procon aconselha os consumidores a tomarem alguns cuidados. No caso das compras on-line, é necessário ficar atento às informações sobre o fornecedor, verificar se a empresa existe mesmo, seu CNPJ, endereço físico e se disponibiliza contato que atenda para dúvidas”, alerta a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.
Conhecer sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor também traz mais segurança na hora de adquirir um produto. “É interessante verificar qual a política de atendimento ao cliente, como é o pós-venda, se a empresa realiza troca, quais os canais de contato operantes, etc. Além disso, informações, como o preço total, qual valor do frete e a data da entrega devem ser checadas antes da compra e cumpridas corretamente pelo fornecedor”, completa a responsável pelo órgão municipal.
O consumidor deve estar atento à forma como procura a empresa e não deve responder mensagens de publicidade ou acessar links enviados aleatoriamente. O cliente é quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa própria, acessando sempre as páginas oficiais. Na busca pelo presente ideal, preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada e outros.
Nos casos das compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, WhatsApp ou telefone, é direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) a devolução do item adquirido no prazo de até sete dias da compra ou da entrega, independentemente do motivo. Neste caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Na hora da compra na loja, presencialmente, o consumidor deve permanecer atento aos produtos em exposição, pois todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara e ostensiva, bem como se existe a opção de parcelamento. Neste caso, a mercadoria deve apresentar dois preços: o total à vista e das parcelas. O fornecedor também deve informar os juros praticados, se houver, e o número e a periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo.
Confira, abaixo, outras dicas para as compras:
Perfumes e cosméticos
Na escolha de perfumes ou cosméticos, nacionais ou importados, o consumidor deve verificar se a embalagem contém todas as informações do produto em língua portuguesa, tais como: instruções de uso; características; registro no órgão competente; prazo de validade; composição; volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.
Vestuário
O consumidor deve estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a substituição, em caso de defeito na mercadoria. Problemas com tamanho, cor ou modelo que não agradou não obrigam o estabelecimento a realizar a troca do produto. Só torna direito do consumidor se, no momento da compra, a empresa garantir a possibilidade de troca, seja por escrito, na etiqueta do produto, nota fiscal, em um cartaz ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido. Para exercer o direito a troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.
Cesta de café da manhã
Informe-se, previamente, sobre o número de itens que a cesta contém, inclusive tipo de produtos, marcas, acessórios, enfeites e se estão incluídos outros artigos, como jornais e revistas. Pondere todos esses itens e seu respectivo custo numa pesquisa comparativa. Depois de tudo definido, faça constar por escrito tudo o que foi combinado verbalmente: data e horário de entrega, mensagem, tipo de flores ou cesta, valor e condições de pagamento. Solicite a confirmação da entrega e exija a nota fiscal ou recibo do serviço.
O contato com o Procon Sorocaba pode ser feito pelo site: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/denuncia/, via WhatsApp: (15) 99198-2958 ou presencialmente nos postos de atendimento: na Av. Antônio Carlos Comitre, 331, no Parque do Campolim, das 9h às 16h, e nas Casa do Cidadão Ipanema (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16), Nogueira Padilha (terça e quinta-feira das 8h às 16h) e Pátio Cianê Shopping (segunda a sexta-feira, das 10h às 18h). (Divulgação/Secom)