Frio muda cenário e hábitos do sorocabano

Previsão é de temperaturas baixas para os próximos dias

Por Cruzeiro do Sul

Vento deve persistir, mas previsão de chuva é de 5%

O sorocabano se muniu de agasalhos para se proteger do frio durante todo dia de ontem (19). A temperatura mínima atingiu 8°C e a máxima não passou dos 21°C, segundo o Centro de Previsão de Tempo e estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE). A situação foi agravada pelo forte vento de 26 km/hora, que pode ser sentido nas ruas da cidade. Entre quinta-feira (18) e ontem (19) os termômetros marcaram uma diferença de 15ºC, deixando o Centro de Sorocaba com pessoas vestidas com roupas de moleton e lã.

Hoje (20) o cenário e a sensação térmica devem ser a mesma, sem previsão de mudança, segundo o CPTEC-INPE. Aliás, a máxima deve cair um pouco: madrugada com previsão de 8ºC e hora do almoço e início da tarde com 15ºC. A previsão de chuva, em todo o fim de semana é de 5% e o vento é de 27 km/h.

“Não tem como conseguir fazer os pés esquentar. E olha que me enchi da blusas e casacos e meia de lã para me proteger”, conta a enfermeira Cristina Amaral, que comemorou: “Pelo menos não trabalho no relento. Ai sim seria bem ruim”, comenta.

Fome

Outra mudança que ocorre quando o frio aumenta, junto com o uso de agasalhos, é alimentação. O comerciante Fábio Diebe, que tem um bar e restaurante na zona norte, explica que as vendas de alimentos e bebidas mais calóricas aumenta: “Dia muito frio a gente vende muita feijoada, acabando bem antes do que quando a gente oferece num dia normal, praticamente triplicando as vendas. Já a venda de cerveja cai um pouco”, explica.

Domingo

No domingo, a previsão indica que a temperatura deve subir um pouco, variando entre 11ºC e 22º, segundo o CPTEC-INPE. A partir da segunda-feira a temperatura ameniza, mas ainda a sensação é de que o inverno continua, assim com o vento forte, devendo persistir um friozinho pela noite e madrugada, com mínima em torno de 14ºC até o meio da semana.

Ajudar quem precisa

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do programa municipal “HumanizAção”, reúne equipes de várias secretarias para oferecer atendimento especializado e acolhimento às pessoas em situação de rua. Caso alguém constate uma pessoa em dificuldade por causa do frio intenso pode acionar a equipe abordagem social pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que funciona 24 horas. Também pode telefonar para as seguintes entidades de assistência: SOS - (15) 3229-0777; Secretaria da Cidadania (Secid) - (15) 3212-6900; Guarda Civil Municipal - 153. (Pedro Courbassier)