Haddad fala de seus planos a empresários

Por Wilma Antunes

Candidato a governador de São Paulo pelo PT esteve na sede da Acso

O candidato a governador de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, esteve ontem (24) na Associação Comercial de Sorocaba (Acso) para falar sobre seu plano de governo. Também compareceram a candidata a vice-governadora da chapa, Professora Lúcia França (PSB), e o marido, Márcio França (PSB), que concorre ao Senado. Entre as principais ações a serem realizadas no interior de São Paulo, o representante do PT, que também é professor universitário, destacou investimentos no setor da saúde.

“Continua muito delicada a saúde a região toda por hospitais de referência. Vamos criar um hospital-dia para cada 400 mil habitantes para desafogar os hospitais regionais. Anunciei também que vou reativar o Nota Fiscal Paulista, que ficou muito tempo desativado, reduzido a 10% do tamanho que ele já teve. Quero reativar para incluir as Santas Casas na destinação do recurso. Só o dinheiro reservado hoje está insuficiente para manter as Santas Casas. Estamos falando de 160 equipamentos de saúde e, como a tabela do SUS não vem sendo reajustada há 15 anos, o Estado tem que entrar. A maneira que considero a mais adequada é recuperar o programa”, salientou.

Haddad também comentou sobre seus objetivos na economia. De acordo com ele, a meta é zerar as alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de alimentos, como carne e leite. O candidato disse que São Paulo é, atualmente, vítima de uma “guerra fiscal”. Isso porque “estados vizinhos baixam e pegam as vagas das empresas. Temos que seguir exemplo do Canadá e Estados Unidos, que criaram sistemas estaduais de inovação. O único estado que pode fazer isso no Brasil é São Paulo”, disse.

Militantes e candidatos ao Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) acompanharam o bate-papo na entidade. Após o evento, Haddad percorreu as ruas do Centro. Antes de chegar a Sorocaba, por volta das 16h, Haddad passou por Itapetiniga e Tatuí. (Wilma Antunes)