Influenciadora digital de Sorocaba retira 33 nódulos do corpo

Cirurgia foi realizada após complicações ocasionadas por um procedimento estético

Por Vanessa Ferranti

Mafs está em recuperação em uma clínica em São Paulo

A influenciadora digital de Sorocaba, Maria Alice Giaconi Florio, conhecida nas redes sociais como Mafs, passou por uma cirurgia para a retirada de 33 nódulos após realizar uma lipo enzimática - intervenção estética para dissolver gorduras. O procedimento para a remoção dos nódulos durou cerca de 12 horas e foi feito em uma clínica em São Paulo, no dia 17 de agosto. Atualmente, a influencer de 23 anos se recupera na capital com o acompanhamento de médicos e fisioterapeutas.

Já a lipo enzimática foi realizada em uma clínica de Sorocaba em maio deste ano. Segundo Maria Alice, a intervenção seria feita somente em sua barriga, mas sobrou enzima e a esteticista da clínica teria sugerido a aplicação do produto embaixo do queixo. O primeiro procedimento foi feito com uma caneta pressurizada. Já o segundo, usando uma agulha. Após a aparição dos nódulos, a influenciadora conta que solicitou à esteticista a caixa do produto utilizado, e na embalagem estava escrito que essa enzima não deveria ser aplicada com agulha, o que para Maria Alice pode ter ocasionado o problema. 

Uma semana após o procedimento manchas começaram a aparecer no corpo da influenciadora digital e pouco tempo depois as feridas evoluíram para nódulos. Ao todo, 30 na barriga e três embaixo do queixo, esses com um pouco mais de seis milímetros cada. “Era como se fosse um veneno que se espalhou pelo meu corpo. Assim que conseguimos fazer os ultrassons, os médicos disseram que precisava fazer a cirurgia rápido, porque os nódulos estavam aumentando cerca de quatro milímetros por semana, então precisamos adiantar a cirurgia que seria feita no final de setembro”, relata Maria Alice.

A influenciadora conta também que assim que as manchas apareceram no corpo procurou a esteticista que fez o procedimento. A profissional informou que os sintomas eram normais. Já quando o caso ficou mais grave a esteticista teria dito que não sabia o que havia acontecido. A jovem também procurou a dona da clínica. Elas chegaram a conversar, mas logo a influencer não teve mais retorno. Por estar em recuperação em São Paulo, a paciente ainda não abriu processo judicial contra o estabelecimento.

Nas redes sociais, Maria Alice também esclareceu aos seguidores que não foi processada pela clínica, após o surgimento de alguns boatos. Ela disse que o estabelecimento solicitou para a Justiça que ela fizesse um exame antes da cirurgia, mas o pedido não foi aceito pela juíza. “É um pedido de antecipação de provas, onde a clínica pediu uma perícia judicial, porém foi indeferido, tendo em vista que a cirurgia já estava marcada e ,inclusive, foi adiantada (diante da urgência e do perigo de vida)”, explicou a advogada da influenciadora.

Por uma decisão de Maria Alice e sua advogada o nome da clínica não foi informado pela influenciadora digital, por esse motivo, o jornal Cruzeiro do Sul não procurou a clínica que realizou o procedimento estético na jovem.


Conscientização

A influenciadora digital Mafs tem 100 mil seguidores no Instagram e usou a sua visibilidade para conscientizar as pessoas sobre os riscos de um procedimento estético realizado de forma incorreta. Com um vídeo de quase dez minutos e uma carta aberta em seu perfil, ela relata todas as dificuldades que passou e ainda orienta os seguidores a pesquisarem sobre o local e o profissional antes de passar por um procedimento estético. “Em nenhum momento eu quis invalidar esse tipo de procedimento, a tão famosa lipo enzimática, mas sim alertar que precisa ser feita de forma correta e com um profissional capacitado”, esclarece Maria Alice.

No vídeo, a influencer também alerta sobre a busca exagerada pelo corpo perfeito. Maria Alice conta que muitas vezes se preocupou com os padrões de beleza, mas depois de quase perder a vida passou a aceitar melhor o seu corpo. “Ficamos procurando esse padrão de corpo perfeito, essas coisas que vemos no Instagram, mas somos bonitas do jeito que somos”, enfatiza.

De acordo com a influenciadora, o objetivo do vídeo gravado é divulgar o caso para que outras pessoas não passem pela mesma situação. “Estou alertando vocês para tomarem cuidado com esses procedimentos, principalmente com clínicas que não são conhecidas ou clínicas que são conhecidas mas fazem esses descontos loucos que mexem com a nossa cabeça”, finaliza.

Cuidados

A lipo enzimática é um procedimento estético realizado sem cortes com ácido deoxicólico. De acordo com o cirurgião plástico Arthur Barros, após a aplicação do produto a gordura é dissolvida e absorvida pela corrente sanguínea. O médico explica que esse tipo de intervenção deve ser realizada apenas em locais onde há pouca gordura, do contrário, o procedimento pode não ter resultado.

Outro fator que o paciente precisa ficar bastante atento é em relação a esterilização dos equipamentos utilizados para fazer o procedimento, pois se a higienização não for realizada de maneira correta, o paciente pode ser contaminado com uma bactéria chamada Micobactéria e ter grandes complicações. “A Micobacteria é parente da bactéria da tuberculose e ela é resistente ao álcool, ela não é como as bactérias normais. Ela causa muitos problemas, porque é difícil de ser tratada”, explica.

Durante entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, Barros também relembra o caso de um paciente que o procurou após fazer o mesmo procedimento realizado por Maria Alice. Há cerca de dois anos, o homem também fez uma lipo enzimática em uma clínica de Sorocaba. Por falta de esterilização no equipamento utilizado pelo esteticista, ele foi contaminado e teve diversos nódulos no abdome. “É algo complicado. A pessoa tem que tomar diversos antibióticos e a hora que melhora precisa retirar porque esses caroços não desaparecem sozinhos”, relata.

O cirurgião plástico também orienta quem tem interesse em fazer procedimentos estéticos a pesquisar com cautela para não cair em falsas promessas, principalmente na internet. “As redes sociais são muito boas, mas têm muitas pessoas que fazem essas “propagandas maravilhosas” e na verdade não têm essa competência toda. No mínimo a pessoa precisa ter uma formação para fazer o procedimento, que geralmente é feito por um dermatologista ou cirurgião plástico”, comenta. (Vanessa Ferranti)