Propaganda eleitoral gratuita divide opiniões entre sorocabanos
Programação começou a ser transmitida nesta sexta-feira (26), em emissoras de rádio e televisão
A propaganda eleitoral gratuita começou nesta sexta-feira (26) e já divide opiniões entre os sorocabanos. Enquanto alguns consideram a iniciativa importante para a decisão dos votos; outros, desiludidos com a política, preferem “não perder tempo” com a programação.
Conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral segue até o dia 29 de setembro, com transmissão em emissoras de rádios e televisão.
Já as eleições gerais deste ano estão marcadas para o dia 2 de outubro. Caso haja a necessidade da realização de um segundo turno, a data prevista é no dia 30 do mesmo mês.
O órgão máximo da Justiça Eleitoral definiu que os período da manhã e início da tarde são reservados para a transmissão em rádio. Já na televisão, a propaganda é exibida à tarde e também de noite.
Opiniões
O taxista Crizogone Vieira, de 69 anos, diz não acreditar em nenhum tipo de propaganda eleitoral. Ele contou que acompanhou as entrevistas com os presidenciáveis pela televisão, mas não foi convencido pelas palavras dos candidatos. Para Vieira, a “mídia” tem uma grande influência na percepção da população sobre os políticos.
“Somos muito enganados pelos políticos. Cada vez que esses políticos falam alguma coisa para chegar lá em cima, eles prometem o mundo e fundo. Quando chegam onde querem, as coisas continuam do mesmo jeito. O pobre continua morrendo de fome. Vamos acreditar em quem? Só esperar por Deus, porque os políticos mesmo.. Eu tenho um candidato em mente, mas essas propagandas não ajudam e nada, é tudo mentira”, opinou.
Já o seu Cazuza Oliveira, 64 anos, que também é taxista, vê o futuro do País com esperança. Em seu ponto de vista, as propagandas eleitorais são necessárias para que os brasileiros conheçam os candidatos, principalmente aqueles que não têm acesso à internet. Assim, tem não tem condição de ter um smartphone, consegue ouvir as propostas por um simples “radinho de pilha”.
“Acompanhar a propaganda é bom para a gente ficar ciente das pessoas que pretendemos votar. Sorocaba está crescendo e a população precisa de representantes competentes para resolver os problemas que vêm surgindo. Comandar o País não é fácil, mas também temos que reconhecer os trabalhos que são realizados pelos políticos e que, muitas vezes, a gente não vê. Todos têm que trabalhar para melhorar o Brasil, e não para piorar”, comentou. (Wilma Antunes)