Salto busca alternativas para falta d‘água

Medidas incluem captação em poços profundos

Por Cruzeiro do Sul

Durante entrevista, foi feito convite para festa tradicional

O prefeito de Salto, Laerte Sonsin, participou na noite de ontem (31), de uma live do jornal Cruzeiro do Sul. Ele falou sobre diversos assuntos, numa entrevista concedida para a jornalista Denise Rocha. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Assista:

Um dos primeiros assuntos foi o racionamento de água que atinge toda a cidade desde terça-feira (30). “É uma situação muito complicada, apesar de tudo o que foi feito pelo Saae, fomos obrigados a implementar o rodízio. Não é algo que nós queríamos, mas tivemos que fazer”, disse. Ele explicou que o trabalho é buscar alternativas para a falta de água, agravada pela estiagem. “Foi feita uma licitação para captação de água de poços profundos, já atingimos 310 metros de profundidade”, explicou ao falar da busca por outras fontes. O trabalho em caráter piloto está sendo feito em 1 dos 5 poços, para os quais existe outorga, mas será preciso analisar a qualidade e a vazão da água.

Ainda estão sendo construídas pequenas barragens a montante do Ribeirão Buru; recuperação da barragem que existia em uma fazenda de propriedade particular. Já no Ribeirão Piraí, estão sendo utilizadas as cavas, de onde houve extração de minério, para armazenamento de água. Uma grande barragem será construída nesse manancial por meio de um consórcio que envolve Itu, Cabreúva, Salto e Indaiatuba, esta última na Região Metropolitana de Campinas. O início da obra está previsto para 2023 com conclusão em três anos, contudo, nesse tempo já será possível utilizar a água que irá se acumular no local.

Outras medidas são ações de desassoreamento de rios, melhorias na distribuição, substituição de tubulações antigas, devido as perdas que giram em torno de 25%. “Desde 2014 foram 30 mil novas ligações de água na cidade, sendo que a última obra para captação é de 1998”, comentou o prefeito.

Sobre a área da saúde, Laerte Sonsin adiantou que o Hospital Municipal, que segue com uma gestora provisória desde o início do ano passado, deve ter uma empresa definitiva em breve. “Está na fase de recurso, daqui duas semanas terá uma nova gestora para o hospital”, falou. Ele ainda comentou sobre o concurso público, com cerca de 20 mil candidatos, que teve as últimas provas realizadas no domingo (28). “Na primeira semana de outubro devemos ter as primeiras contratações nas áreas da saúde e da educação”, afirmou.

‘Festa do Salto’

Para finalizar, o prefeito fez o convite para a centenária ‘Festa do Salto’, que vai ocorrer de 2 a 18 de setembro, na Pavilhão das Artes (antiga Concha Acústica) com várias atividades, apresentações todos os dias de shows com bandas locais, barracas de comes e bebes e parque de diversão. (Da Redação)