Van que levava pacientes oncológicos de Piedade para São Paulo quebra na estrada

Segundo os ocupantes do veículo, eles ficaram das 7h às 10h30 esperando que um outro veículo chegasse e os levassem para o hospital

Por Thaís Marcolino

Van que levava pacientes oncológicos para São Paulo tem problema mecânico

A van que transportava pacientes de Piedade para a realização de exames em São Paulo quebrou nesta manhã no bairro Pinheiros. Segundo os ocupantes do veículo, eles ficaram das 7h às 10h30 esperando que um outro veículo chegasse e os levassem para o hospital. 

De acordo com ocupantes da viatura da Secretaria de Saúde de Piedade embarcavam sete pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Eles iriam para dois hospitais que fazem exames oncológicos na capital paulista. Pacientes e acompanhantes contaram à reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul que o pneu furou na marginal e que, tanto ele como o estepe estavam carecas, portanto sem condição de trafegar. O motorista ainda tentou fazer a troca, mas o macaco do veículo não era compatível. 

Após três horas aguardando, dois táxis pegaram os pacientes na marginal e levaram para os respectivos hospitais oncológicos. A van retornou para Piedade em um gincho que chegou um pouco antes da carona dos pacientes. 

Os exames estavam marcadas pela manhã, e apesar do atraso, os pacientes conseguiram encaixe e foram atendidos no início da tarde. 

Para Salvador de Oliveira Santos Filho, 65 anos, um dos pacientes oncológicos que estavam na van e que aguardava desde junho a vaga, a situação é revoltante. "Tem que fazer arrumar as ruas, as coisas na cidade, mas não dá pra um carro da prefeitura ser desse jeito, com tantos problemas. Se o motorista não fosse prudente, poderia acontecer algo pior.", disse o aposentado. 

Por meio de nota a Prefeitura de Piedade, com informações da Central de Ambulâncias, disse que 'o veículo transportava quatro pacientes, entre eles, um que realiza tratamento contra o câncer.' A nota cita ainda que a responsabilidade pelo checklist dos veículos é do motorista, que deve realizar o procedimento de forma antecipada para prevenir problemas mecânicos. "A Prefeitura de Piedade segue apurando o caso para tomar as medidas cabíveis", finaliza a nota. (Thais Marcolino)