Cobertura vacinal contra a poliomielite em Sorocaba está em 30%
Imunização contra a doença é considerada baixa e situação preocupa especialistas em saúde
A cobertura vacinal contra a poliomielite em Sorocaba está em cerca de 30% em 2022. O índice é baixo e, segundo a Prefeitura de Sorocaba, é a média em praticamente todo o Brasil neste ano. A campanha nacional de imunização contra a doença começou na cidade no dia 8 de agosto e segue até 9 de setembro. Amanhã (3) haverá vacinação contra a Influenza, poliomielite e Meningocócica C para incentivar a imunização, das 10h às 16h, no bloco B, do Piso 1 do Pátio Cianê Shopping.
Na cidade, a prefeitura informa que, até o momento, foram vacinadas 9.777 crianças com idade entre 1 e 4 anos contra poliomielite. “A cobertura vacinal em Sorocaba está de acordo com a média Brasil, de cerca de 30%”. Conforme números da própria prefeitura, em 2021 foram aplicadas 7.627 doses e, em 2020, o total foi de 7.984.
O Governo do Estado também reforça a importância das Campanhas de Multivacinação e contra a poliomielite e chama atenção para o baixo índice de adesão até o momento: somente 25,5% e crianças entre 1 e 4 anos estão imunizadas contra a poliomielite no Estado. Especialistas em saúde alertam para a risco da volta da doença por conta do baixo índice de imunização contra a doença em todo o Brasil.
No caso dos maiores de até 15 anos, que devem atualizar a caderneta de vacinação, o comparecimento foi ainda menor: apenas 6%. “Ainda é possível ampliar a imunização deste público, uma vez que a ação segue até o dia 9 de setembro. Durante a pandemia, muitas crianças deixaram de ser vacinadas. Esta é uma oportunidade para que os pais protejam seus filhos. Em muitas destas doenças a vacinação é a única forma de prevenção”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Núbia de Araújo.
Segundo a pasta municipal, a multivacinação teve 2.421 aplicações em crianças com menos de um ano de idade, e a cobertura vacinal é de 74%. “Teve, ainda, 2.764 aplicações ao público com idade entre 5 e 14 anos. A cobertura vacinal é de 56,2%. Já a vacina contra a gripe (Influenza) teve 182.018 aplicações ao público acima de 6 meses. A cobertura vacinal é de 75,9%”, informa a pasta.
Estão disponíveis na Campanha de Multivacinação a Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Hepatite A, Hepatite B e febre amarela.
Esquema vacinal
A SES destaca que é fundamental que toda a população-alvo compareça às UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina ou doses que precisam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.
A Secretaria da Saúde (SES) disponibiliza as vacinas contra poliomielite e a Multivacinação nas 33 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contra poliomielite devem se vacinar as crianças com idade de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, recebendo a Vacina Oral Poliomielite (VOP). (Da Redação)