Estátua de Baltazar Fernandes recebe nova espada
Objeto original foi furtado no ano passado
A estátua do bandeirante Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, recebeu uma nova espada. O objeto original era de bronze e foi furtado em 2021. Já no dia 12 de agosto deste ano, uma nova espada, feita de madeira, foi colocada no monumento. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult) o objeto foi fixado com cola especial e equipamentos próprios.
Para evitar que novos furtos aconteçam, a pasta informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) tem monitorado a estátua, assim como outros patrimônios e monumentos da cidade, 24 horas por dia com câmeras no local. Além disso, também é realizado pela GCM patrulhamentos diários aos próprios e espaços públicos em todo o município, com vistas à segurança de toda a população e do patrimônio de todos.
Vandalismo
Práticas de vandalismo em esculturas e monumentos históricos são frequentes em Sorocaba. A estátua de Baltazar Fernandes, por exemplo, já foi alvo diversas vezes. Em julho de 2021, tinta vermelha foi jogada no monumento. Já em 2015, o brasão que fica na base da escultura foi furtado. O objeto foi encontrado no mesmo ano pela Guarda Civil Municipal e inserido novamente na estátua .
Um caso semelhante ocorreu em outubro do ano passado, porém com o busto de Allan Kardec, localizado na praça Marcelino Rusalen Netto, no Centro de Sorocaba. Duas placas de metal com homenagens ao “pai” da doutrina espírita foram levadas. No mesmo mês, também em 2021, uma placa de bronze com a inscrição “Sorocaba Club”, fixada na fachada do clube, na região central da cidade, também foi furtada. Na época, além da placa, o ladrão levou também o “1”, que formava o número 113, da localização do imóvel na rua.
Já em 2020, a escultura do personagem Dom Quixote, montada no parque Romeu Pires Osório, no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Córrego Água Vermelha, na região da Vila Independência, foi retirada do local. A obra feita de sucata, estava no parque desde agosto de 2019, quando o RDC foi inaugurado. A decisão de retirar a escultura do parque foi do próprio artista André Müller, devido aos inúmeros atos de vandalismo. (Da Redação)