Mais de mil pessoas se vacinaram em Sorocaba neste sábado

Para estimular os filhos, diversos pais aproveitaram o dia para atualizar a própria carteira de vacinação

Por Wilma Antunes

André Lacerda, pai de Helena, se vacinou contra gripe.

Mais de mil pessoas foram vacinadas neste sábado (3), no Pátio Cianê Shopping, segundo dados da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba. A ação disponibilizou doses de imunizantes contra gripe (Influenza), poliomielite e meningocócica C. Para incentivar as crianças a tomar a “picadinha”, diversos pais aproveitaram o dia para atualizar a própria carteira de vacinação.

É o caso do advogado Loerst dos Santos, de 29 anos, que estava com os dois filhos e a esposa na fila para receber a aplicação do imunizante contra gripe. Lorenzo, 5 anos, ficou com medo da agulha e deu trabalho para os profissionais da saúde. A costureira Gemima Santos, 35 anos, mãe das crianças, consolou o menino e disse que o levaria para brincar depois.

Já Guilherme, 12 anos, irmão mais velho de Lorenzo, ficou tenso enquanto o algodão gelado tocava seu braço para fazer a higienização. A feição temerosa no rosto do garoto, entretanto, logo se desfez e deu lugar a um largo sorriso.

Loerst disse que a família faz questão de manter as vacinas em dia. Todos, inclusive, estão vacinados contra a Covid-19. “Sempre estamos atentos a essas ações de vacinação. É importante, não só para nós, mas para todos. Fazemos questão de nos vacinar!”, comentou.

O assessor de imprensa André Lacerda, 42 anos, e a corretora de imóveis Tatiane Solci, 35 anos, também levaram a filha no empreendimento. A pequena Helena, de 2 anos e 9 meses, se imunizou contra a poliomielite, a vacina de gotinha. No colo da mãe, a menina, apesar de desconfiada, tomou a vacina sem reclamar.

Depois de Helena, o casal aproveitou para se imunizar contra a gripe. “A Helena fica mais receosa antes de tomar a vacina, mas depois passa. A gente faz questão de levar ela desde cedo. É preciso cuidar da saúde”, afirmou.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, 1.129 pessoas foram imunizadas durante a iniciativa, sendo 619 contra gripe, 371 contra poliomielite e 139 contra meningocócica C. (Wilma Antunes)