Iara Bernardi tem candidatura indeferida pelo TRE
Motivo para a rejeição da candidatura à deputada federal seria a falta de documentação
A vereadora Iara Bernardi (PT), de Sorocaba, teve sua candidatura para deputada federal indeferida nesta terça-feira (6). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o motivo para a negativa seria a falta de documentação necessária para efetivar o registro. A parlamentar, entretanto, alega que o erro é do próprio órgão, que não teria notado a presença da certidão solicitada na entrega dos autos.
Iara lançou sua candidatura representando a Coletiva Elas, composta por 10 mulheres da região. A assessoria de imprensa da vereadora afirmou que o Partido dos Trabalhadores já recorreu da decisão. Ao Cruzeiro do Sul, a equipe de Iara informou que a candidatura de Iara está pendente de julgamento. Ainda destacou que situação da vereadora pode ser conferida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba DivulgaCand.
“Apesar de ter juntado uma certidão necessária para o deferimento do registro, o Tribunal ao apreciar o requerimento não verificou que ela já estava juntada nos autos. Diante deste fato, o jurídico do Partido dos Trabalhadores apresentou embargos de declaração que devem ser julgados ainda hoje, visando corrigir este equívoco e garantindo o deferimento do registro de candidatura da candidata nas próximas horas”, justificou.
A federação Brasil da Esperança — que contempla os partidos PT, PC do B e PV — também pediu o reconhecimento das condições de elegibilidade da candidata ao órgão. “O indeferimento do registro de candidatura do Embargante se fundamentou na incidência da inelegibilidade por ausência de juntada de documento essencial ao deferimento de registro de candidatura, sendo sanado nesta oportunidade”, argumentou a assessoria jurídica. (Wilma Antunes)
*Atualizado às 15h