Registrados novos casos de varíola dos macacos na região de Sorocaba

Com essa atualização, a região registrava até quinta-feira o total de 38 infecções

Por Wilma Antunes

Varíola dos macacos

Mais dois casos de varíola dos macacos na região administrativa de Sorocaba foram confirmados nesta quinta-feira (8) pela Secretaria da Saúde do Estado. Votorantim e São Roque receberam uma notificação cada, mas as informações sobre o quadro de saúde dos novos pacientes ainda não foram divulgadas.

Com essa atualização, a região registrava até quinta-feira o total de 38 infecções. Entre os 17 municípios que compõem o conjunto, nove registraram pelo menos um caso da doença, sendo: Sorocaba (23), Votorantim (4), São Roque (3), Itapetininga (2), Itu (2), Piedade (1), Cerquilho (1), Conchas (1) e Mairinque (1).

Ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba informou que são 19 homens contaminados e quatro mulheres, sendo que 9 já se recuperaram e 15 seguiam em isolamento domiciliar, além disso, há 10 casos suspeitos, sem internação.

O governo estadual reforçou a recomendação para a prevenção de se evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele, além de manter a higienização das mãos e o uso de máscara. “O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, destacou. (Wilma Antunes)