Alunos de Jornalismo participarão de cobertura das eleições

Na conversa com os estudantes, os profissionais comentaram sobre a experiência empolgante que é cobrir as eleições

Por Cruzeiro do Sul

Alunos estão orientados e preparados para o "trabalho em campo" no dia 2 de outubro

O curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba fechou parceria com o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM 92,3 para a cobertura das eleições deste ano. Cerca de 50 estudantes percorrerão os pontos de votação em Sorocaba e em cidades da região, atuando como repórteres e produzindo conteúdos em texto, foto, vídeo e áudio. Todo o trabalho será feito com a supervisão dos docentes na Agência Focs Agência Experimental de Jornalismo da Uniso. O material produzido será encaminhado para a veiculação no portal de notícias do Cruzeiro, no jornal impresso e também será veiculado durante a programação da rádio que fará a transmissão do dia da votação e da apuração.

“Será a nossa terceira eleição com esta parceria. Uma oportunidade prática para os estudantes e também a oportunidade de ampliar a cobertura jornalística em Sorocaba e em outras cidades da Região Metropolitana onde temos alunos residentes”, disse o coordenador do curso de Jornalismo, Fernando Negrão Duarte.

Para anunciar a parceria e começar a preparar os estudantes para atuar no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, estiveram na Uniso para conversar com os alunos e apresentar o projeto de cobertura das eleições os jornalistas Sergio Henrique Coelho, editor responsável do Cruzeiro do Sul, Fábio Andrade, diretor de jornalismo da Rádio Cruzeiro FM 92,3 e Fernando Guimarães, que atua tanto na rádio quanto no jornal.

Na conversa com os estudantes, os profissionais comentaram sobre a experiência empolgante que é cobrir as eleições e a oportunidade de realizar entrevistas relevantes e prestar serviço com informações de qualidade e orientação aos eleitores. Também deram dicas técnicas para a captação de material e para a veiculação das notícias de forma clara, precisa e veloz. Além dos alunos, a cobertura jornalística vai contar com a participação de cinco professores jornalistas que ficarão, no Campus da Uniso, orientando os alunos durante o plantão no domingo, das 7h às 18h. Os alunos que vão participar do projeto já receberam credenciais preparadas pela universidade para poder atuar no dia da votação. (Da Redação)