Estrutura do prédio mais alto do interior do País está pronta
Ícone Planeta será entregue em 2023. Obra é referência para o mercado imobiliário nacional
Um dos prédios mais altos do Brasil e o primeiro em todo o interior do País está com sua estrutura concluída. O edifício Ícone Planeta que chega a 141 metros de altura fica no Jardim Portal da Colina, em Sorocaba e, em seu ponto mais alto, proporciona uma vista panorâmica da cidade. A previsão de inauguração é no ano que vem, segundo a Construtora Planeta, responsável pela obra.
O Ícone Planeta é maior que o conhecido edifício Copan de 115 metros, localizado na capital paulista, segundo dados do Wikipédia. No Brasil, os maiores edifícios estão em Balneário Camboriú (SC): o One Tower, com 290 metros, e as duas torres Yachthouse Residence Club, que têm 281 metros de altura.
O arranha-céu sorocabano dá uma visão tão ampla que é possível ver nitidamente vários pontos da cidade, como o Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, que fica há três quilômetros de distância do empreendimento, de acordo com a metragem de um aplicativo de visualização de mapas.
“O sonho de 4 anos se tornou realidade e é um momento de alegria para a gente em ver essa conclusão da estrutura porque essa megaobra movimenta mais de trezentos empregos diretos e indiretos, fomenta a economia e movimentação local, além, claro, do marco que o empreendimento traz tanto para Sorocaba como o interior paulista”, disse Henrique Penteado Teixeira, diretor de incorporação da Construtora Planeta.
A construção é uma referência para o mercado imobiliário nacional, que não registra obras tão grandiosas fora das capitais e de suas regiões metropolitanas. “Realizamos um projeto ousado, já que não há edifícios semelhantes no interior do Estado de São Paulo com uma infraestrutura tão robusta. Estamos registrando o nome da construtora na história da construção civil brasileira com um empreendimento exclusivo e primoroso”, contou Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta.
O projeto arquitetônico é do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo (SP). O prédio acomoda 86 apartamentos de 150 meteros quadrados a 173 metros quadrados.
No Ícone Planeta, os 45 pavimentos foram construídos de forma escalonada para garantir sua solidez e segurança. Para a obra foram utilizados 1.075 toneladas de aço, 11.075,80 metros cúbicos de concreto (que representam 1.600 viagens de caminhão betoneira) e 324.652 blocos de alvenaria. Ainda serão usados 1.376 caixilhos (peças usadas para as esquadrias), 1.045 portas de madeira e um total de 16.782,56 metros quadrados de piso.
Detalhes do empreendimento
Com um terreno de 2.781,00 metros quadrados, as áreas comuns tem implantação de pavimentos mais altos, como é o caso Sky Health Club & Spa, que ocupará o 21º andar, com sala de massagem e hidro. Os momentos de convivência também terão outras áreas como o Sky Lounge e Gourmet, no 29º andar.
A área de lazer conta com piscina para adultos com raia de 25m, piscina infantil e deck molhado, quadra esportiva, playground, pet place, praça de convivência, espaço gourmet e salão de festas com possibilidade de integração entre os ambientes, brinquedoteca, bike rack, fitness e pilates, entre outros ítens como sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação e sistema de climatização na piscina, energia fotovoltaica para área de lazer, ponto para recarga de carros elétricos com energia fotovoltaica, equipamentos independentes para coleta seletiva e lixo comum, iluminação de áreas comuns em LED. (Thaís Marcolino)