Posição dos candidatos a federal que não foram eleitos
Vereadora e deputado federal que foram para a disputa nas eleições deste ano não conseguiram o número de votos necessário
Parlamentares que disputaram as Eleições 2022, mas não foram eleitos, também declararam apoio para os candidatos que concorrem ao segundo turno para o Governo de São Paulo e também para a Presidência da República, no dia 30 de outubro. O deputado federal Guiga Peixoto (PSC) tentou à reeleição, e apesar da expressiva votação, não foi reeleito para um novo mandato. Nas eleições anteriores, o deputado foi eleito, principalmente, com a votação obtida em Tatuí e região. Já a vereadora de Sorocaba, Iara Bernardi (PT), disputou uma vaga na Câmara Federal por meio da candidatura coletiva Regional Elas, sem sucesso.
Guiga declarou apoio e voto no candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo Estadual, e ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Iara apoia e declara voto no candidato Fernando Haddad (PT), em São Paulo, e no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do mesmo partido, para a Presidência da República.
O deputado federal Guiga Peixoto afirma que a eleição para presidente é a mais importante da Nova República e também a mais fácil de votar. “O candidato 22 [Bolsonaro] apoia e defende os valores cristãos, apoia Deus, pátria, família e a vida. Apoia a ampla liberdade de expressão nas redes sociais e embora a ‘imprensa marrom’ tenha procurado não achou nada de corrupção em seu governo, ao contrário do outro lado, o candidato 13, que só por conta do operação Lava Jato, [o Brasil] teve o retorno de R$ 6 bilhões da maldita corrupção, o que daria para construir 200 mil casas populares”, afirmou.
Peixoto também apoia Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo. “O Haddad, do PT, foi considerado o pior prefeito de São Paulo e o Tarcísio é o melhor ministro de Infraestrutura da história do Brasil, que entregou cerca de 150 obras só em 2021. Então, imagina o que ele pode fazer pelo Estado de São Paulo, que é o mais rico do País”, disse.
A vereadora Iara Bernardi disse que apoia a candidatura de Lula (PT), visto que são do mesmo partido. “Ajudei grupos de trabalhos federais em projetos como o Minha Casa Minha Vida, além de projetos nas área da educação e das mulheres, durante o governo do ex-presidente Lula. O ex-presidente fez uma verdadeira revolução de inclusão social no País e de reconhecimento internacional, com geração de empregos, proteção do meio ambiente, políticas públicas que foram destruídas pelo governo Bolsonaro”, destacou.
Para o governo estadual, Iara também declarou apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad. “Ele e sua vice são professores e o Haddad foi o melhor ministro da Educação, pois trabalhei com ele e conheço o trabalho dele, visto que também sou professora e militante na área da educação desde a década de 1970. Hoje, a carreira de magistério enfrenta dificuldades enormes, com salários baixíssimos. O Haddad, como excelente administrador, irá mudar isso”, diz. (Da Redação)