GCM registra 36 furtos nos cemitérios de Sorocaba em 2022

Guarda Civil Municipal registrou 36 ocorrências neste ano

Por Ana Claudia Martins

Peças metálicas de túmulos e até um botijão de gás foram levados do cemitério Saudade na "visita" que recebeu na noite de segunda-feira (10)

A Guarda Civil Metropolitana de Sorocaba (GCM) já registrou, em 2022, 36 ocorrências de furtos nos quatro cemitérios municipais de Sorocaba. O principal deles, o Cemitério da Saudade, que fica no Além Linha, é alvo constante de furtos de objetos e peças metálicas, que são revendidas no mercado clandestino. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que a GCM tem intensificado as rondas, fora e dentro dos cemitérios, durante o dia, à noite e de madrugada.

Segundo denúncias de moradores, o Cemitério da Saudade foi alvo de novos furtos na noite da última segunda-feira (10), quando ladrões levaram peças metálicas de túmulos e jazigos. Além disso, também teria sido furtado até um botijão de gás, da área administrativa do local, e fios da rede elétrica, pois o cemitério estava sem energia na manhã da quinta-feira (13).

Quando a equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul chegou no cemitério da Saudade, a energia elétrica no local tinha acabado de ser restabelecida. Andando pelos corredores, é fácil localizar túmulos e jazigos que foram alvos de furtos, recentes e antigos, visto que as marcas deixadas pelos objetos de metal ficam visíveis.

Uma moradora, que estava no local e não quis se identificar, abordou a equipe de reportagem para relatar os casos frequentes de furtos. Ela afirma ainda que o cemitério da Saudade necessita de melhorias. A moradora afirma que alguns corredores estão mais apresentáveis, mas que a parte dos fundos do cemitério está praticamente abandonada, com muita sujeira, lixo e entulhos.

Sobre os furtos, ela afirma que na ocorrência do último dia 10 de outubro, os ladrões devem ter entrado de carro no cemitério, pois, além de o portão lateral ter sido estourado, um dos objetos roubados foi um botijão de gás, que é bastante pesado. “O cemitério da Saudade sempre recebia muitos visitantes, inclusive durante a semana, mas hoje em dia deixou de ser um local agradável para os frequentadores. Além de necessitar de melhorias, tem também o problema dos gatos, que são abandonados no local, assim como a proliferação de baratas e de escorpiões”, cita.


Denúncias podem ser feitas para a GCM

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os casos de furtos ocorridos nos cemitérios devem ser feitas pelo telefone 153, da GCM. “Todos os registros realizados pela Seção de Administração de Cemitérios são comunicados à Policia Civil, para que sejam devidamente investigados”, ressaltou a atual gestão.

“Paralelamente, a nova administração municipal já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento e também será responsável pelo compartilhamento com todas as forças de segurança pública do município. A partir da implantação desse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba”, informou a Prefeitura.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a cidade conta com a “Operação Delegada”, um convênio com o governo estadual que permite a atuação de policiais militares e bombeiros nos horários livres de escala de trabalho. Nestas condições, os policiais estaduais atuam como agentes do serviço público municipal, sendo, para isso, remunerados pelo Poder Público local. “Os profissionais da Atividade Delegada podem, inclusive, atuar também em ações de proteção ao patrimônio público, incluindo cemitérios, escolas, unidades de saúde e espaços culturais, entre outros”, disse a administração municipal. (Ana Claudia Martins)