Cães da raça pitbull e filhotes sofrem maus-tratos de seu dono

Tutor dos cachorros foi preso em flagrante e levado para o plantão policial de Sorocaba no início da madrugada desta quarta (19)

Por Cruzeiro do Sul

Casal de pitbull mostra um aspecto físico de maus-tratos

Pelo menos um casal de pitbull, outro adulto e quatro filhotes da mesma raça estariam sofrendo maus-tratos e exploração de seus tutores. Pelas condições dos animais, física e psicologicamente, o crime de maus-tratos se configuraria. O caso foi registrado em uma residência na Vila Fiore.

De qualquer forma, o dono dos cachorros foi preso em flagrante e levado para o plantão policial de Sorocaba no início da madrugada desta quarta-feira (19).

Em razão do horário da ocorrência, a reportagem não teve acesso ao desfecho dessa história, porém, o caso será acompanhado ao longo da manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com a equipe de veterinários da Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso), que recebeu a denúncia de testemunhas sobre a situação, uma ação de resgate e verificação do caso foi montada na noite desta terça-feira (18). Os médicos da entidade examinaram os animais e viram que um deles está bastante ferido e requer cuidados mais específicos.

Um dos veterinários fez as seguintes observações: "Os animais estão extremamente acuados, o local é de difícil visibilidade e a equipe não recebeu ajuda dos familiares da pessoa presa para colocar focinheiras. Não foi possível cuidar do animal ferido e também não deu para ser feita uma análise geral dos animais por falta de apoio".

Diante disso, as primeiras providências foram tomadas; e a equipe deve voltar à casa na manhã desta quarta-feira (19) para dar continuidade ao resgate e aos cuidados dos animais. De acordo com um dos veterinários, a equipe chegou por volta das 22h desta terça-feira (18) e, devido à escuridão na região e à dificuldade de visibilidade, não foi possível agir totalmente sobre o caso.

Para este veterinário, é visível o fato de que existam crueldade e maus-tratos para com aqueles animais, destacando, ainda, que, pela denúncia apresentada, os tutores davam choque elétrico nos cachorros.

Há vídeos e fotos mostrando a situação dos animais na casa, o que deverá reforçar a denúncia de maus-tratos. (Fernando Guimarães)