Dono de pitbulls passará por audiência de custódia

Homem foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (18) por maus-tratos

Por Vanessa Ferranti

No local, foram encontrados três cães adultos da raça pitbull e quatro filhote da mesma raça

O dono dos pitbulls, que estariam sofrendo maus-tratos e exploração do tutor, passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (19). O homem foi preso em flagrante em sua residência na Vila Fiori, em Sorocaba, após denúncias. No local, foram encontrados cinco cães adultos da raça pitbull, cinco filhotes da mesma raça e ainda 20 gatos. O caso foi registrado no Plantão Policial Norte e encaminhado nesta manhã para o 2º Distrito Policial, delegacia responsável por investigar crimes de maus-tratos a animais.

O resultado da audiência deve ser divulgado no fim do dia. Já na tarde de hoje, ativistas animais voltarão até a residência para tentar resgatar os cães. O jornal Cruzeiro do Sul vai acompanhar o caso.

Segundo o boletim de ocorrência, testemunhas relataram que os animais são frequentemente agredidos e maltratados pelo dono, inclusive, com o uso de arma de choque. Cauãna Marin, de 31 anos, é vizinha do homem e uma das pessoas que denunciou a situação. A psicóloga relata que ouviu os gritos dos animais e preocupada foi verificar o que estava acontecendo. O dono dos cães não estava na casa, mas ela conversou com um dos familiares que a deixou entrar na residência.

No local ela encontrou três cachorros se mutilando e um deles estava muito machucado. “Quando cheguei eles estavam no canil. Tinha três pitbulls juntos, onde um estava sendo “comido” por dois. Tinha muito sangue e eles não estavam brigando, era como se fosse uma distração, como se eles estivessem brincando com um ursinho. Eu decidi apartar e peguei um cabo de vassoura para bater na grade e eles se soltaram”, declarou Marin.

Ainda de acordo com a psicóloga, no quintal havia também uma fêmea da raça pitbull e cinco filhotes soltos. Na residência existem ainda galinhas que estariam sendo atacadas pelos cães. Depois de ter sido acionada, a Polícia Militar foi até o local e entrou em contato com o dono dos cachorros, que negou as agressões. Porém, na casa a PM constatou que havia muitos animais em um espaço pequeno. Os cães também estavam magros, com sinais de anemia. Os vizinhos chegaram a pedir apoio da Zoonoses para retirar os animais do local, mas não foram atendidos. 

Assim, acionaram a Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso). A equipe de veterinários da entidade estiveram no local ontem à noite (18) e tentou fazer uma avaliação dos animais, mas não foi possível concluir a análise médica, pois estava muito escuro. “Os animais estão extremamente acuados, o local é de difícil visibilidade e a equipe não recebeu ajuda dos familiares da pessoa presa para colocar focinheiras. Não foi possível cuidar do animal ferido e também não deu para ser feita uma análise geral dos animais por falta de apoio", declarou um dos veterinários da Spaso.

Diante disso, a equipe deve voltar na residência na tarde desta quarta-feira (19) para dar continuidade aos cuidados e tentar resgatar os animais. Vanderlei Martinez, presidente da Spaso, disse à reportagem do jornal Cruzeiro do Sul que está à procura de um local para abrigar os cães após o resgate, pois a associação está lotada. “Recebemos mais de 100 pedidos diariamente de pessoas que falam que estão doando, mas na verdade muitas querem abandonar esses animais. As pessoas precisam ter responsabilidade e consciência. Precisa educar e cuidar. O animal é um ser vivo”, salienta Martinez.

O presidente da Spaso ressaltou ainda que o mesmo acontece com outras associações de proteção animal do município e com o canil da Unidade de Controle Animal Municipal de Sorocaba. Em entrevista à radio Cruzeiro FM 92,3 realizada na manhã desta quarta-feira, o prefeito Rodrigo Manga confirmou que a unidade está lotada e, por isso, foi publicado um projeto de ampliação do canil. “Nos próximos dias vai ter a conclusão desse projeto. Trata-se de uma rede que estamos abrindo e vamos terceirizar uma parte dela. Será uma rede de bem estar animal com veterinários para atendimento na cidade de Sorocaba”, declarou o prefeito. O jornal Cruzeiro do Sul também entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.

Quem tiver interesse em ajudar a Spaso com abrigo para os animais que ainda devem ser resgatados ou com doações para os demais cães e gatos da instituição, pode entrar em contato pelo telefone (15) 3221-6714. (Vanessa Ferranti)