Banda do Carmo de Itu comemora 70 anos

E também na "Cidade dos Exageros", começa nesta quinta-feira (20), a primeira edição da ExpoItu ­- Feira de Empreendedorismo e Negócios

Por Cruzeiro do Sul

Banda do Carmo de Itu

A Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo completará sete décadas de existência nesta quinta-feira (20), com uma história de amor de seus integrantes pela música, como também de resistência às dificuldades e adaptação ao panorama cultural desde 1952, quando foi fundada, de forma oficial, pela Congregação Mariana da Igreja do Carmo.

A banda surgiu, assim como diversos corais, para acompanhar as cerimônias e celebrações que se alternavam no calendário católico. Foi um frei holandês, Eustáquio van der Werff, o ‘mentor intelectual’ do grupo, na década de 1950. A Banda do Carmo, como passou a ser conhecida nas décadas seguintes, teve formações passadas de pai pra filho. Outro nome sempre lembrado é o maestro Cyro Rocha, regente entre 1974 e 1997, conhecido compositor de dobrados.

ExpoItu

E por falar na “Cidade dos Exageros”, começa nesta quinta-feira (20), a primeira edição da ExpoItu ­ Feira de Empreendedorismo e Negócios. O evento, que irá ocorrer no Plaza Shopping Itu, em área recentemente desocupada pelo Extra Hipermercados, abre suas portas para o público às 14h. Às 17h haverá uma cerimônia oficial de abertura, com a presença do Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

A ExpoItu estará aberta ao público até o dia 23 de outubro, domingo, e reunirá cerca de 40 empresas e empreendimentos educacionais em uma área com mais de 2,3 mil metros quadrados. Sempre haverá alguma atração artística. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias em que será realizado. A entrada é gratuita. (Da Redação)