Eleição do Sindicato dos Servidores Públicos tem chapa única

Concorrentes tiveram a inscrição indeferida pela comissão eleitoral

Por Thaís Marcolino

Entidade sindical, que representa os servidores municipais, tem mais de 7 mil associados

A eleição para a renovação da diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal (exercício 2023/2026) do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) será com chapa única. A chapa Movimento de Valorização dos Servidores (Movase) teve sua inscrição indeferida após a comissão eleitoral analisar os documentos apresentados pelos componentes. Assim, os mais de sete mil associados terão apenas a chapa 1, batizada de A serviço do Servidor, para votar nesta sexta-feira (21).

Representantes da Movase emitiram uma carta aberta questionando os motivos pelos quais foram indeferidos. Entre eles, a burocracia do processo com a emissão de antecedentes criminais, cópias autenticadas do RG e CPF, firmas assinadas nas fichas de inscrição com reconhecimento obrigatório em cartório de todos os associados.

Outros pontos citados pela chapa foi a dificuldade em incluir servidores com necessidades especiais, já que é solicitado a firma registrada em cartório, porém como um dos integrantes tem deficiência visual, não tinha firma aberta. Além da limitação imposta aos filiados para que tivessem dois anos de sindicalização e que a alteração efetuada no Estatuto do Sindicato deu-se a partir de uma assembleia realizada em 2019, na qual a categoria não foi informada da mudança.

Em nota disponibilizada em seu site em 26 de setembro deste ano, o Sindicato informou que o processo eleitoral sindical/2022 segue rigorosamente o estatuto. Com a análise dos documentos, a impugnação da Chapa 2 foi imediatamente informada após a decisão da comissão eleitoral ao representante legal das duas chapas.

“O SSPMS é uma entidade transparente, honesta, séria, respeitada e regida pelo rigor do estatuto, lamentamos que colegas servidores sem conhecimento de causa façam julgamentos indevidos, semeando dúvidas quanto a honestidade profissional desta diretoria”, informou o sindicato.

Onde votar

O Sindicato dos Servidores Públicos de Sorocaba tem hoje 7.200 associados que trabalham na Prefeitura de Sorocaba, Câmara Municipal, Funserv, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Urbes -- Trânsito e Transportes. Para a eleição que acontece amanhã, os sócios poderão depositar o voto das 7h às 20h na sede administrativa, localizada na rua Vinte e Oito de Outubro, 111, Jardim do Paço ou em outras 20 urnas volantes que passarão preferencialmente nos locais de trabalho com mais de 150 servidores.

O sindicado

Fundado em 1989, o SSPMS é uma entidade sindical de primeiro grau sem fins lucrativos ou econômicos constituído para fins de defesa e representação dos servidores públicos municipais de Sorocaba, concursados, nomeados ou contratados pela administração direta e indireta da cidade. As fontes de recurso da instituição são a contribuição sindical anual, a mensalidade dos associados e dependentes extras, as taxas administrativas de parcerias, entre outros. (Thaís Marcolino)