Mais sete casos de varíola dos macacos são confirmados na região de Sorocaba
Sorocaba recebeu quatro novas notificações da Secretaria de Saúde do Estado
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) confirmou sete novos casos de varíola dos macacos na região administrativa de Sorocaba, nesta sexta-feira (21). Conforme dados da pasta, o conjunto de municípios agora contam com 69 notificações.
A Prefeitura de Sorocaba informou que, na cidade, mais quatro casos foram contabilizados, sendo 34 homens e oito mulheres. De todos os infectados, 24 estão recuperados e 18 seguem em isolamento domiciliar.
Itapetininga registrou duas novas infecções e agora totaliza sete casos. Votorantim, que teve um caso subtraído pela SES durante a semana, recebeu mais uma notificação, também totalizando sete positivações.
Os municípios notificados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) São: Botucatu (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1). Itapetininga (7), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (38) e Votorantim (7). Em todo o território paulista, o total de contaminados é 4.014.
Os sintomas mais comuns da doença são aparecimento de lesões na região das genitálias, tronco, membros inferiores e superiores, face e ânus. O Governo Estadual ainda destacou que as medidas de prevenção à varíola dos macacos devem ser mantidas.
A recomendação é evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; higienizar as mãos com água e sabão e uso de álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais; e fazer uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes. (Wilma Antunes)