Mais uma escola da rede municipal recebe espaço revitalizado e dedicado à leitura
No CEI-27, estudam atualmente cerca de 80 crianças. Após a revitalização, ainda neste ano, a unidade deverá atender até 140 alunos
Alunos, professores e demais profissionais do CEI-27 “Prof.ª Christina dos Reis”, localizada na Vila Barão, zona oeste da cidade, celebraram, na última quinta-feira (20), a inauguração do Ateliê da Leitura.
A creche, que foi entregue totalmente revitalizada no último dia 25 de agosto, agora conta também com mais um espaço para interação entre os alunos e o desenvolvimento de atividades que incentivem o hábito da leitura. O Ateliê ganhou uma bela decoração, repleta de cores, tornando o ambiente aconchegante e com figuras que estimulam a imaginação das crianças.
Presente no ato festivo, o secretário da Educação (Sedu), Marcio Carrara, elogiou o trabalho da equipe escolar, ressaltando a importância de iniciativas, como essa, que valorizem os momentos de leitura. “As unidades da Rede Municipal têm aderido a projetos e ações que seguem um dos principais objetivos da nossa gestão, que é tornar a leitura um hábito desde a infância, sendo também uma prática prazerosa, especialmente quando realizada em ambientes bem cuidados como esse e utilizando materiais de qualidade”, afirma o secretário da Educação.
Durante a inauguração, os alunos do CEI puderam desfrutar da contação de histórias do livro “Mordisco – O monstro de livro”, realizada pela professora e contadora da Sedu, Leila Chinelatto. O conto, escrito pela autora Emma Yarlett, traz as travessuras de Mordisco, um “monstrinho” comedor de livros que foi mastigando, mastigando, até sair do seu próprio livro, causando muitas confusões nas histórias alheias. Para finalizar a ocasião lúdica, os pequenos leitores da unidade saborearam, como sobremesa, uma deliciosa salada de frutas, especialmente preparada eles.
O projeto para reforma do Ateliê, antes um espaço ocioso na escola, contou com as sugestões dos próprios alunos, que, em uma visita pré-reforma, propuseram as mudanças que desejavam para o local de leitura, como a disposição de um sofá, almofadas e, principalmente, “livros muito legais”, segundo relataram os próprios alunos.
“Ter este espaço. para que as crianças possam ter liberdade e autonomia para folhear e escolher os livros que mais lhe chamam a atenção, é fundamental para criarmos o comportamento leitor e também para que elas percebam que, com os livros, podemos aprender muito e nos divertir, sendo que a atividade merece um lugar especial em nossas vidas. O hábito de ler deve ser construído diariamente, de forma prazerosa e lúdica, esse é nosso principal objetivo”, declarou a diretora da unidade escolar, Andréa Silva da Costa.
A iniciativa contou com o aporte de livros do projeto “Lugares de Ler” e da participação pedagógica da “Carreta Literária”, durante a inauguração do Ateliê.
No CEI-27, estudam atualmente cerca de 80 crianças. Após a revitalização, ainda neste ano, a unidade deverá atender até 140 alunos. Já, em 2023, com sua capacidade completa, a escola poderá chegar a 168 alunos, ou seja, mais que o dobro do atendimento atual. (Divulgação/Secom)